A Prefeitura de Aracaju, por meio da Controladoria-Geral do Município, promoveu, na manhã desta segunda-feira, 20, uma capacitação com o tema: “Controladoria: estruturação e atuação do Controle Interno municipal”. Milton Botelho, especialista na temática há mais de 40 anos e atual controlador-geral do município de Nossa Senhora do Socorro, conduziu o encontro. Além dos servidores da Secretaria Municipal de Controle Interno, outros profissionais do município foram convidados para participar da capacitação realizada no auditório da sede da prefeitura.
A prefeita Emília Corrêa esteve presente e destacou a importância do trabalho da Controladoria na conquista de um município transparente, ágil e eficiente. “Fico muito feliz com essa iniciativa da nossa Controladoria-Geral e com a participação do Dr. Milton Botelho, um profissional muito competente. Ele, com certeza, irá aprimorar os conhecimentos e reforçar a consciência que todos nós devemos ter, que é de estarmos a serviço do povo e que devemos aos munícipes a prestação de contas dos recursos do município”, disse Emília.
O controlador-geral do município de Aracaju, Paulo Márcio Cruz, explicou a importância da participação de servidores de diferentes pastas do município. De acordo com ele, o Controle Interno é um órgão central no município, mas a supervisão também é exercida em cada secretaria e entidade da administração indireta, por meio de servidores que têm o dever de prezar pela legalidade, pela transparência e pela eficiência dos serviços.
“O nosso objetivo aqui é capacitar para que o controle interno possa agir de maneira preventiva, a fim de evitar irregularidades, corrigir eventuais infrações e permitir que os recursos públicos sejam tratados da maneira correta, de forma que cada unidade de real que entre nos cofres públicos chegue ao destino final: as demandas da população. Isso deve ocorrer por meio de serviços de qualidade, sempre com muita transparência, ética e legalidade”, esclareceu.
Capacitação continuada
Entre os assuntos abordados, Milton Botelho discorreu sobre a estrutura organizacional da Controladoria Interna e destacou a importância da fiscalização para a concretização do Plano Plurianual do Poder Executivo. “Vamos falar sobre a atuação, atribuições e regras que devem ser observadas pelo controle interno, além da fiscalização primária, aquela que ocorre dentro do órgão antes da fiscalização externa. É plausível a iniciativa do município por promover este encontro. Sempre ressalto que os servidores do controle interno devem ter um plano de capacitação continuada, porque não há como fiscalizar algo sem que haja conhecimento. Por isso, parabéns ao município de Aracaju por iniciar esta gestão com a oferta de conhecimento”, destacou Botelho.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.