
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), participou, nesta terça-feira, 26, do primeiro dia da 6ª Conferência Estadual das Cidades, promovida pela Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) do Governo de Sergipe. O evento está sendo realizado no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira e reúne representantes de municípios, sociedade civil, movimentos populares e poder público para debater os desafios e propostas de desenvolvimento urbano e social, alinhadas à Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Para o gestor da Seplog, Thyago Silva, estar presente neste espaço coletivo é fundamental para que as necessidades dos aracajuanos estejam na construção das políticas públicas urbanas do estado. “A troca de experiências com outros municípios e a participação em grupos de trabalho contribuem para a construção de projetos mais efetivos, inclusivos e realistas, que podem ser implementados em Aracaju com maior impacto”, pontuou.
A conferência segue até o dia 28. Durante o evento, além dos debates acerca de assuntos diversos, como a construção de uma cidade mais criativa e humana, a Seplog fará parte de grupos de trabalho que discutirão e definirão propostas que representarão oito eixos temáticos na Conferência Nacional e em projeto de lei para o Conselho Estadual das Cidades.
Construção de propostas
Coordenadora-geral de Planejamento da Seplog, Benigna Silva ressaltou a relevância da Conferência ao destacar que é neste espaço que surgem discussões fundamentais para o desenvolvimento urbano. “Daqui se partirão ideias para construir novas políticas públicas que serão levadas até a etapa nacional, analisando os anseios e preocupações da população e buscando transformá-los em políticas de fato aplicáveis. Exemplos disso são propostas votadas na etapa municipal de Aracaju, como a revisão da repartição dos recursos federais e a criação de projeto de lei sobre o descarte irregular de resíduos sólidos em vias públicas, que agora seguem para apreciação na etapa estadual”, afirmou.
Assessor da Coordenadoria-geral de Planejamento (Cogeplan/Seplog), Francisco Nascimento contou que estar em um evento como este, em nome da Prefeitura de Aracaju, significa uma oportunidade de discutir e propor estratégias ligadas a questões fundamentais, como clima, acessibilidade e mobilidade urbana. “Esses três eixos são essenciais para subsidiar a política nacional de desenvolvimento urbano. No nosso caso, já debatemos previamente as propostas na conferência municipal, onde a Cogeplan também atuou na comissão organizadora. Agora, com 18 delegados representando diversas áreas da gestão, estamos trazendo essas contribuições para a etapa estadual, que, uma vez aprovadas, poderão se tornar políticas públicas aplicáveis e até facilitar a captação de recursos no futuro”, explanou.
A presença da gestão municipal visa alçar benefícios para a população de Aracaju, alçando melhorias em áreas como saneamento ambiental, mobilidade urbana, habitação, sustentabilidade. A iniciativa permite, ainda, fortalecer o diálogo com o Governo do Estado e assegurar que as demandas da capital estejam representadas nas etapas estadual e nacional da Conferência.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.