Entre os dias 31 de janeiro a 2 de fevereiro, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizará as matrículas para jovens e adultos que desejam se transferir de uma escola para outra da mesma rede. Já os dias 8 a 10 serão dedicados a alunos novos que desejam se matricular para ingressar ou concluir o ensino fundamental em uma das 18 escolas municipais que ofertam a modalidade.
Nesse período, os interessados podem realizar o cadastro de forma online, através do Portal da Matrícula  (www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline). Logo após, será necessário apenas entregar os documentos na escola escolhida, para confirmação da vaga. No total, a rede municipal de ensino disponibilizará  3.500 vagas para a EJA, sendo 900 delas para os anos iniciais do ensino fundamental, e 2.600 para os anos finais.
Caso a demanda supere o número de vagas disponibilizadas, a Semed ampliará o atendimento a este público. É preciso que o aluno tenha, no mínimo, 15 anos de idade para ingressar nos anos iniciais ou finais da EJA. Não há limite de idade para esta está modalidade de ensino.  A previsão do início das aulas da Educação para Jovens e Adultos e para as demais modalidades das unidades de ensino municipais é no dia 27 de fevereiro.
De acordo com a coordenadora da EJA da Semed, Fátima Oliveira, hoje a crescente cobrança por qualificação profissional tem dificultado muitos jovens e adultos ingressarem no mercado formal de trabalho por falta de escolarização.
 “Fatores assim os empurram, sem a opção de escolha, para a informalidade e para as dificuldades impostas pela exclusão, gerada pela baixa renda e as incertezas financeiras. O caminho educacional, a escolarização, é sinônimo de conhecimento, o passo necessário para a liberdade do ser humano, em qualquer idade e tempo. O diferencial da educação é que nunca será tarde para começar ou recomeçar”, explana Fátima.
A partir deste primeiro semestre do ano letivo 2023, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Vicente Távora, do Bairro Industrial, ofertará aulas da EJA. Estão previstas 120 vagas, distribuídas em seis turmas e disponibilizadas às comunidades adjacentes à unidade de ensino. Segundo a diretora Silvia Falcão, a escola está em fase de reuniões com o Departamento de Educação Básica (DEB) para alinhar as principais ações do deste ano.

“Ofertar a Educação de Jovens e Adultos é criar oportunidade para que as pessoas que não puderam ir à escola na idade habitual, possam retornar aos estudos, alcançando mais autonomia e crescimento profissional. Neste caso, o grande desafio encontra-se em abordar os conteúdos de forma que possam ir ao encontro dos anseios deste público, levando em consideração a vasta experiência de vida deles”, expressa Silvia.

Confira as escolas da rede municipal de ensino de Aracaju que ofertam a EJA:
Emef Juscelino Kubitschek
Emef Professora Olga Benário
Emef Deputado Jaime Araújo
Emef João Teles de Menezes
Emef Oviêdo Teixeira
Emef Presidente Tancredo Neves
Emef Professora Letícia Soares Santana
Emef Professor Laonte Gama
Emef Professor Diomedes da Silva
Emef Manuel Bomfim
Emef Sabino Ribeiro
Emef Professora Maria Thétes Nunes
Emef Dr. Carvalho Neto
Emef Jornalista Orlando Dantas
Emef Presidente Vargas
Emef Dom Vicente Távora
Emef José Conrado de Araújo
Emef Sérgio Francisco da Silva
FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Seasic lança novos editais para cadastro de agricultores e entidades no PAA

    O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), executado em Sergipe [...]

  • Conselho Nacional de Educação aprova novas diretrizes do ensino médio

    O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou por unanimidade, nesta [...]

  • Governo do Estado atua para Sergipe se tornar 3º estado do Brasil a fechar todos os lixões

    O Governo do Estado, por meio da Agência de Desenvolvimento [...]

  • Sergipe realizará a Conferência Estadual do Meio Ambiente em 2025

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Aplicativo Nota Fácil simplificará emissão de documentos fiscais

    Transportadores autônomos de cargas e produtores rurais sergipanos têm mais [...]