A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), iniciou na manhã desta quinta-feira, 30, uma campanha educativa sobre o uso de máscara no transporte público, distribuindo 10 mil destes insumos e orientando sobre os cuidados para higienização correta. Cerca de 40 profissionais foram destacados para a ação, que ocorreu simultaneamente nos seis terminais de integração da cidade (Centro, Mercado, Maracaju, Atalaia, Zona Oeste e DIA) e nos principais pontos de parada de táxi.
Ainda nesta quinta-feira, às 17h30, a mesma ação será feita na canaleta da avenida Carlos Firpo, que concentra uma quantidade significativa de passageiros dos táxis-lotação.
A campanha continuará pelas próximas três semanas, com o objetivo de distribuir um total de 50 mil máscaras reutilizáveis. “Essa é uma ação de educação para a população em geral sobre os cuidados com a higiene, como lavar as máscaras, e a importância da proteção tanto para quem usa quanto para os familiares. Além disso, possui uma relevância social, uma vez que garante este insumo para aqueles que eventualmente não puderam adquirir”, explica o superintendente da SMTT, Renato Telles. 
A iniciativa foi planejada levando em consideração o decreto municipal do dia 28 de abril, que torna obrigatório o uso de máscaras de proteção em áreas públicas, como uma medida para evitar o agravamento da pandemia de coronavírus (covid-19).  
O guia turístico Adilson Marques, 56 anos, passava pelo terminal do DIA, em direção ao trabalho, quando recebeu a sua máscara. “Essa é uma iniciativa louvável porque é muito importante que as pessoas se protejam deste vírus que está assolando todo o planeta. Além disso, educar é muito importante porque ainda tem gente que não está levando a coisa a sério”, afirma.
A auxiliar de serviços gerais, Carleici Galdino, 47 anos, por sua vez, foi abordada pelos servidores da SMTT no terminal do Centro. Ela reconheceu a relevância do serviço para aqueles que precisam sair de casa neste momento de pandemia. “Eu estou gostando de ver o trabalho da Prefeitura. Para a gente que pega ônibus todos os dias é muito importante esta distribuição de máscaras, é uma forma de aumentar nossa segurança”.
A recepcionista Cristina da Costa, 44 anos, segue o mesmo entendimento, ressaltando que a distribuição possui também um papel socioeconômico. “A entrega dessas máscaras é muito bom, pois tem gente que não consegue comprar, elas estão muito caras. Então, é uma forma de garantir que o máximo de pessoas vai ter acesso”. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Dólar cai para o menor valor em 21 meses, e bolsa bate recorde

    Num dia de euforia no mercado financeiro, o dólar caiu [...]

  • Rede pública de educação de Sergipe conquista ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025

    A rede pública de educação de Sergipe recebeu o selo [...]

  • “Crescimento dos custos com saúde corporativa acende alerta em empresas e órgãos públicos”, afirma especialista

    O crescimento contínuo dos custos com saúde e benefícios corporativos [...]

  • Nova sede da Secretaria da Família e Assistência Social vai ampliar capacidade de atendimento

    Modernidade, eficiência e melhoria no atendimento à população vão marcar [...]

  • Equipes do SUS começam a receber vacina do Butantan contra a dengue

    A partir desta segunda-feira (9), profissionais de saúde da atenção [...]