“Temos observado é uma demanda muito grande de pacientes por unidades de tratamento intensivo [UTIs]

Com o intuito de centralizar e otimizar o recebimento e o tratamento dos pacientes que necessitam de leitos, e considerando que em Aracaju há quantidade suficiente de leitos de enfermaria, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) decidiu desativar temporariamente os atendimentos aos pacientes infectados com a covid-19 no CAPS Jael, remanejando todos os profissionais e internados para o Hospital de Campanha Cleovansóstenes Pereira Aguiar.Caso haja necessidade, a o Caps Jael será reativado, porém, de acordo com a secretária Waneska Barboza, o que se observa na evolução da doença em Aracaju é que a maioria dos usuários que estão precisando de internamento neste momento são pacientes de maior complexidade.

“Havendo necessidade de abertura de mais leitos de enfermaria, reativaremos o Caps Jael, mas, atualmente, o que temos observado é uma demanda muito grande de pacientes por unidades de tratamento intensivo [UTIs]. Em virtude disso, os leitos de estabilização das duas portas de urgência da Capital [Fernando Franco e Nestor Piva] estão 100% ocupadas com pacientes graves, aguardando transferências para leitos de UTI”, informou a secretária.

Baixa complexidade

A secretária reforça ainda que a responsabilidade dos municípios sergipanos é a de promover atendimentos de baixa e média complexidade (leitos de enfermaria), e que isso está sendo realizado.

“A prova de que estamos cumprindo o papel que nos cabe no enfrentamento desta pandemia é que nossa capacidade para receber pacientes de baixa e média complexidade tem se mostrado suficiente até o momento. Mas é sempre importante reforçar que aos municípios cabe a baixa complexidade e que, portanto, pacientes que dão entrada na rede pública de urgência e emergência já necessitando de intubação, não devem se encaminhados para o HCamp, mas sim para uma hospitais com estruturas apropriadas para isso. Aracaju possui respiradores, porém esses aparelhos devem ser utilizados para a estabilização dos pacientes que apresentarem piora, até que seja disponibilizada uma vaga de UTI em algum Hospital de maior complexidade do Estado”, explicou Waneska.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Meningite: entenda como fica vacinação com ACWY após mudança nas doses

    Desde o início da semana, crianças com 12 meses de [...]

  • Gestores escolares participam do 2° dia de formação promovida pela Educação de Aracaju

    Após realizar pesquisa com diretores das unidades de ensino municipal, [...]

  • Governo de Sergipe fortalece trabalho de catadores com o projeto Coleta do Bem durante os festejos juninos

    A Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações [...]

  • Serra da Miaba I vira Unidade de Conservação em São Domingos

    Localizado no agreste sergipano, o município de São Domingos deu [...]

  • Atividades extrativas puxam indústria, que soma crescimento de 1,8% até maio

    Nos cinco primeiros meses de 2025, a produção do setor [...]