Em homenagem à chegada dos 100 anos do Mercado Municipal Antônio Franco, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Comunicação Social, elaborou uma série especial que revisita a história do espaço desde sua origem até os dias atuais, reunindo memória, personagens e transformações que ajudaram a moldar a identidade da capital sergipana.
Intitulada ‘(Com)vivências: um século do Mercado Antônio Franco’, a série será publicada entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Organizado em quatro reportagens especiais, o material aborda diferentes dimensões da trajetória centenária do mercado, passando pela arquitetura e pelo simbolismo urbano até chegar às histórias humanas que mantêm o espaço vivo no cotidiano da cidade.
“A série nasce do compromisso da Prefeitura de Aracaju com a valorização do patrimônio histórico e humano do Mercado Antônio Franco. Mais do que um espaço comercial, o mercado é um lugar de histórias e vivências que atravessam gerações. Ao revisitar esse centenário, reconhecemos o trabalho de quem construiu e constrói diariamente esse espaço e reafirmamos a importância da preservação da memória urbana como parte fundamental da identidade da cidade. A iniciativa celebra o passado, mas também projeta o futuro, ao destacar o Mercado Antônio Franco como um lugar vivo, de encontros, histórias e pertencimento”, destacou a secretária da Comunicação Social, Gleice Queiroz.
A primeira reportagem vai ao ar nesta quinta-feira, 29, com o título ‘De vitrine da modernidade a guardião da memória: Mercado Antônio Franco celebra 100 anos’. O texto resgata o contexto histórico de surgimento do mercado, seu papel na modernização de Aracaju no início do século XX e as transformações que o consolidaram como referência cultural e comercial ao longo das décadas. O especial também envolve um material que será compartilhado na rede social oficial de Instagram da Prefeitura de Aracaju: prefaracaju.
Na sequência, no dia 31 de janeiro, a série volta o olhar para o comércio como herança afetiva e econômica, com a reportagem ‘Entre boxes e gerações: negócios em família mantêm viva história centenária do Mercado Antônio Franco’. A matéria apresenta histórias de famílias que atravessaram gerações dentro do mercado, preservando tradições, ofícios e vínculos que se confundem com a própria história da cidade.
No dia 4 de fevereiro, o foco se desloca para os bastidores do funcionamento diário do espaço. A reportagem ‘Mercado Antônio Franco: os rostos que ajudam a preservar uma história secular’ dá visibilidade aos profissionais da limpeza, manutenção e serviços essenciais, revelando rotinas, trajetórias e sentimentos de pertencimento que sustentam o mercado antes mesmo da chegada do público.
Encerrando a série, no dia 8 de fevereiro, data em que o Mercado Antônio Franco completa oficialmente 100 anos, será publicada a reportagem ‘Mercado Antônio Franco se mantém como ponto de encontro, convivência e memória de Aracaju’, que destaca o espaço como lugar de sociabilidade, trocas culturais e construção de memórias coletivas, reafirmando seu papel como um dos principais símbolos da vida urbana de Aracaju.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Definidos os duelos e mandos de campo da Copa do Brasil até a 3ª fase

    Os confrontos, mandos de campos e chaveamento das primeiras três [...]

  • Rede pública estadual de ensino inicia ano letivo de 2026 com melhorias estruturais e avanço na climatização

    Com a retomada das aulas da rede pública estadual de [...]

  • Prefeitura de Aracaju comemora o centenário do Mercado Municipal Antônio Franco com série especial

    Em homenagem à chegada dos 100 anos do Mercado Municipal [...]

  • Tradicional Madereta reúne multidão em Lagarto

    A cidade de Lagarto viveu, no último domingo (25), mais [...]

  • Seasic fortalece segurança alimentar com entregas do PEAA em dois municípios sergipanos

    A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania [...]