As chuvas de verão já deram os primeiros sinais da temporada. A manhã desta segunda-feira, 6, começou com chuva intensa por toda a capital. Mesmo sem ter tido ocorrências graves decorrentes do volume pluviométrico, equipes da Prefeitura de Aracaju atuaram ostensiva e preventivamente por todos os pontos que demandaram maior atenção, além de monitorar demais regiões da cidade.
Até as 12h de hoje, os pluviômetros do sistema ClimAju, plataforma disponibilizada pela Prefeitura, registraram o acumulado de 52,2 milímetros de chuva, que causaram apenas situações pontuais, logo solucionadas.
Equipes da Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) realizam desobstrução e recuperação da rede de drenagem em 12 bairros: Aruana, Salgado Filho, 17 de Março, Atalaia, Dom Luciano, Cidade Nova, Luzia, Ponto Novo, Pereira Lobo, Suíssa, Aeroporto e Bugio.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuou com a limpeza de canais e de bocas de lobo, em localidades como Santa Maria e Leite Neto.
De acordo com o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, a maior incidência de chuva foi registrada na zona Sul da capital, em localidades como Mosqueiro, Atalaia e Santa Maria.
“Não tivemos registros pelo 199. Fomos informados sobre uma situação na avenida Inácio Barbosa. A situação teve relação com um problema na rede de abastecimento da Deso, sendo que a companhia já está concluindo os reparos. Além disto, houve um pequeno transbordamento do canal da Airton Teles, no período mais intenso de chuva, sendo que a SMTT [Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito] reordenou o trânsito na região e, em menos de 30 minutos, a situação se normalizou. Fora essas duas situações, a cidade se comportou bem, visto o volume de chuva”, aponta Silvio Prado.
Logo no início desta manhã, a Defesa Civil de Aracaju, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta via SMS para chuvas que devem seguir até as 7h desta terça-feira, 7, mas em menor volume.
“São esperados mais dez milímetros de chuva, até amanhã. No entanto, mesmo sendo um volume pequeno de chuva, seguiremos com equipes em alerta, monitorando a cidade preventivamente”, reforça o secretário.
Ainda que não seja esperada chuva intensa,  o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, salienta que a população também deve se manter atenta.
“As pessoas que moram em áreas de encosta devem verificar se há inclinação de árvores ou postes e entrar em contato conosco pelo 199. Para situações de raios, a população deve evitar locais descampados, como praias, e não se abrigar embaixo de árvores. Lembrando que carro é um local seguro”, orienta o coordenador.
Alerta
Para quem quiser receber os alertas da Prefeitura de Aracaju, com informações antecipadas sobre as condições que demandam atenção, como maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros via SMS, é preciso efetuar um cadastro enviando uma mensagem para o número 40199 e colocando no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.
FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Financiamento climático dobra no Brasil e chega a US$ 67,8 bi

    Um relatório lançado nesta semana pelo centro de estudos Climate [...]

  • Governo do Estado sanciona lei que atualiza benefícios dos profissionais do Samu 192 Sergipe

    O governador Fábio Mitidieri sancionou, nesta sexta-feira, 7, a nova [...]

  • Investe+ Aeroportos: governo quer transformar terminais em centros de desenvolvimento regional

    Os aeroportos brasileiros estão passando por uma transformação. Com o [...]

  • SerMulher implanta Sala Azul e transforma grupos reflexivos em política pública municipal

    Mais uma política pública de impacto social significativo começa a [...]

  • Vice-prefeito Ricardo Marques reforça dicas para o Enem e destaca transporte gratuito em Aracaju

    Às vésperas do primeiro dia de provas do Exame Nacional [...]