A Prefeitura de Aracaju identificou uma tentativa de golpe por e-mail utilizando indevidamente o nome da administração municipal. O ataque foi direcionado à Diretoria Geral dos Centro de Atendimento ao Cidadão (CEACs), com o objetivo de enganar servidores da Secretaria de Estado da Administração e induzi-los a acessar links maliciosos.

O e-mail fraudulento foi enviado pelo endereço nao_responda@prefeituramunicipal73.accesschem.com, que não pertence à Prefeitura e a nenhum de seus órgãos oficiais. Segundo a administração municipal, a fraude foi prontamente detectada e os servidores foram alertados para evitar qualquer incidente de segurança digital.

A Prefeitura de Aracaju alerta a população que não envia e-mails que solicitam dados pessoais e reforça a importância de atenção redobrada para evitar cair em fraudes eletrônicas.

Orientações para evitar golpes

Verificar o remetente: e-mails oficiais da Prefeitura de Aracaju utilizam domínios legítimos. Endereços desconhecidos ou incomuns devem ser tratados com desconfiança.

Não clicar em links suspeitos: antes de abrir qualquer link, é recomendável passar o cursor sobre ele para conferir o endereço real. Caso pareça estranho ou não tenha relação com a Prefeitura, a orientação é não clicar.

Nunca fornecer dados pessoais ou senhas: órgãos públicos não solicitam informações sensíveis por e-mail ou mensagem.

Confirmar informações nos canais oficiais: em caso de dúvida, a recomendação é entrar em contato diretamente com a Prefeitura pelos meios de comunicação disponíveis no site oficial.

A Prefeitura de Aracaju informa que já tomou as providências cabíveis e orienta que qualquer pessoa que receber mensagens suspeitas denuncie imediatamente por meio dos canais oficiais da gestão. O objetivo é garantir a segurança digital e evitar que golpes desse tipo façam novas vítimas.

 

 

 

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Experiência de Garibalde se destaca na disputa por uma vaga na Alese pelo MDB

    A experiência de Garibalde Mendonça entra como um dos elementos [...]

  • Brasil e EUA criam grupo específico para negociar tarifaço

    Os governos do Brasil e dos Estados Unidos decidiram criar [...]

  • Mudanças na emissão e no controle de receitas médicas entram em vigor

    A partir desta quarta-feira (30), o Sistema Nacional de Controle [...]

  • Irmã Mabel destaca acolhimento na reta final e reforça projeto “Rede do Cuidado”

    Na reta final da campanha para deputada federal, Irmã Mabel [...]

  • Delegado Augusto César intensifica campanha na reta final e reforça propostas para a Câmara Federal

    Na reta final da campanha eleitoral, Delegado Augusto César (PL) [...]