A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, está em Gramado (RS) para participar do Festuris, Festival Internacional de Turismo de Gramado, realizado entre os dias 6 e 9 de novembro. Considerado um dos maiores eventos de negócios turísticos das Américas, o encontro reúne profissionais do setor para networking, debates sobre inovação e tendências de mercado.
A presença de Aracaju na feira tem como objetivo divulgar os encantos e potenciais turísticos da capital sergipana, fortalecendo o posicionamento da cidade como destino acolhedor, sustentável e inovador.
A prefeita Emília concedeu entrevista ao jornal “A Plateia”, na qual destacou a participação de Aracaju na feira e o reconhecimento que a capital vem conquistando como referência nacional em mobilidade urbana e inovação no transporte público.
Segundo o veículo, a prefeita de Santana do Livramento (RS), Ana Tarouco, tem usado Aracaju como inspiração para implementar melhorias em seu sistema de transporte. Em resposta, Emília relatou os desafios e conquistas da capital sergipana nesse setor.
“Só pra você ter uma ideia, até janeiro Aracaju não tinha um ônibus com ar-condicionado. Era uma capital quente, com ônibus incendiando, chovendo dentro e caindo aos pedaços. Foram décadas de um transporte público ruim. Na campanha, um dos maiores gritos da população era por transporte e saúde. A gente chegou chegando, foi preciso coragem para quebrar contratos e enfrentar o ‘sistemão’ que não queria deixar a mudança acontecer”, afirmou.
A prefeita destacou ainda o impacto positivo dos ônibus elétricos, implantados em sua gestão, e a satisfação da população com as melhorias. “Hoje, Aracaju tem ônibus elétricos e virou referência no Nordeste. Quando estive em São Paulo, levei essas experiências e todos ficaram impressionados com o que conseguimos fazer em tão pouco tempo. Agora vamos fazer uma nova licitação para trazer ainda mais ônibus elétricos. A população está sorrindo de orelha a orelha, se sentindo valorizada e protegida, porque é direito dela”, disse Emília.
Sustentabilidade e meio ambiente no centro da gestão
Durante a entrevista, Emília também enfatizou o compromisso de Aracaju com a sustentabilidade e o meio ambiente, reforçando que o transporte elétrico é uma política pública que gera benefícios além da mobilidade.
“Quem defende o meio ambiente defende o ônibus elétrico, porque ele é zero poluente. Cada ônibus equivale a 900 árvores plantadas. Em Aracaju, além dos elétricos, estamos plantando árvores e cuidando para que a cidade seja cada vez mais acolhedora, linda, do sossego, do sol e do mar”, afirmou.
Turismo e mobilidade integrados
O secretário municipal de Turismo de Aracaju, Fábio Andrade, também participa da Festuris e destacou que os avanços na mobilidade urbana se tornaram um atrativo a mais para o turismo.
“A gente investiu muito no transporte, mas também colocamos bicicletas e patinetes elétricos à disposição. É um conjunto: o turista pode sair do hotel, ir à praia, se deslocar pela orla em transporte limpo e confortável. Hoje, temos orgulho de mostrar Aracaju para todo o Brasil”, ressaltou o secretário.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


