A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta segunda-feira, 1º, da inauguração da Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada no bairro Capucho. Resultado da parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal, a Casa da Mulher Brasileira fortalece a rede de proteção às mulheres e amplia o acesso aos serviços de acolhimento, assistência e garantia de direitos.

A Secretaria Municipal da Mulher (SerMulher) integra essa rede de atendimento, atuando na orientação e no acompanhamento inicial das mulheres que buscam apoio para romper o ciclo da violência.

A unidade de Sergipe é a 13ª implantada no país e representa um importante avanço nas políticas públicas de proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres. O equipamento integra o Programa ‘Mulher Viver sem Violência’ e o ‘Pacto Brasil Contra o Feminicídio’, iniciativas coordenadas pelo Governo Federal.

Com área de 3.374,24 metros quadrados e investimento de R$ 6,7 milhões, a Casa da Mulher Brasileira reúne, em um único espaço, serviços especializados como Delegacia da Mulher, Juizado, Ministério Público e Defensoria Pública.

A unidade funcionará 24 horas por dia, oferecendo acolhimento humanizado, atendimento psicossocial, alojamento de passagem, ações de promoção da autonomia econômica, auxílio-transporte e brinquedoteca para os filhos das usuárias.

Durante a cerimônia, a prefeita Emília Corrêa destacou a relevância do equipamento para fortalecer a rede de proteção às mulheres sergipanas e aracajuanas. “O que estamos inaugurando hoje é um espaço construído com esperança. A Casa da Mulher Brasileira representa proteção, acolhimento e acesso à justiça para mulheres que, muitas vezes, chegam aqui vivendo um dos momentos mais difíceis de suas vidas. Este é um equipamento fundamental para garantir que elas encontrem apoio e condições para reconstruir suas trajetórias com dignidade e segurança”, afirmou.

A prefeita ressaltou ainda que o enfrentamento à violência contra a mulher exige atuação integrada entre os diferentes entes públicos e instituições parceiras.“A decisão de romper o ciclo da violência exige muita coragem. É um momento de extrema vulnerabilidade, e o poder público precisa estar preparado para acolher e oferecer suporte. Nenhuma instituição resolve esse problema sozinha. Por isso, a união entre os órgãos municipais, estaduais e federais é essencial para garantir um atendimento eficiente, humanizado e transformador”, destacou.

Emília Corrêa também reafirmou o compromisso da Prefeitura de Aracaju com a acessibilidade ao novo equipamento. Segundo a gestora, já foi solicitada uma reunião com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) para discutir alternativas que ampliem a oferta de transporte público para a região.

“A mobilidade também faz parte do acesso aos direitos. Precisamos garantir que as mulheres consigam chegar a este espaço com facilidade e segurança sempre que necessitarem dos serviços oferecidos aqui”, pontuou.

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, ressaltou que a Casa da Mulher Brasileira simboliza o compromisso dos entes federativos com a proteção das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero.

“A Casa da Mulher Brasileira é um espaço de acolhimento, proteção e reconstrução de vidas. Aqui, as mulheres encontram atendimento integrado, acesso à justiça e apoio para romper o ciclo da violência. Cada nova unidade inaugurada fortalece a rede de proteção e reafirma o compromisso do Brasil com uma sociedade mais justa, segura e igualitária para todas”, afirmou Márcia.

Já a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, destacou que o novo equipamento representa um espaço de cuidado, proteção e esperança para mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Este é um lugar onde as mulheres serão acolhidas com respeito e dignidade, contando com uma rede completa de atendimento para enfrentar e superar situações de violência. A união entre os governos foi fundamental para transformar esse projeto em realidade e ampliar a proteção às mulheres sergipanas”, declarou.

Por fim, a secretária de Estado de Políticas para as Mulheres, Georlize Teles, enfatizou que a implantação da Casa da Mulher Brasileira representa um marco para as políticas públicas voltadas às mulheres em Sergipe.

“Hoje é um dia histórico para o nosso estado. Este equipamento fortalece a rede de proteção já existente, integra serviços essenciais em um único local e garante um atendimento mais ágil, humanizado e eficiente às mulheres em situação de violência. Essa estrutura será fundamental para apoiar a reconstrução de vidas com dignidade, segurança e autonomia”, concluiu.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeita Emília Corrêa participa da inauguração da Casa da Mulher Brasileira

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta segunda-feira, 1º, [...]

  • Sergipe inaugura Casa da Mulher Brasileira e amplia parceria com o Governo Federal na proteção às mulheres

    A parceria entre o Governo de Sergipe e o Governo [...]

  • Seleção terá primeiro treino nos EUA menos de 24 horas após embarque

    A seleção brasileira masculina de futebol viaja nesta segunda-feira (1º) [...]

  • Petrobras reduz preço do querosene de aviação em 14,2%

    A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (1º) a redução de 14,2% [...]

  • Contribuintes têm até 30 de junho para solicitar isenção do IPTU 2027

    Os contribuintes que desejam solicitar a isenção do Imposto Predial [...]