A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, se reuniu na tarde desta terça-feira, 3, com parte do secretariado municipal para dar andamento ao projeto de restauração do Palácio Inácio Barbosa, localizado no Centro da capital. O encontro teve como objetivo alinhar os próximos passos técnicos e administrativos para a revitalização do prédio histórico. Construído na década de 1920 e situado na Praça Olímpio Campos, o Palácio Inácio Barbosa é um patrimônio histórico tombado e funcionou, por muitos anos, como sede da Prefeitura Municipal de Aracaju.

Para a prefeita Emília Corrêa, a iniciativa vai além de uma obra estrutural e representa um compromisso com a preservação da identidade da cidade.“Revitalizar espaços como o Palácio Inácio Barbosa significa valorizar o resgate da nossa memória. É um patrimônio de grande significado histórico e representativo para Aracaju, que precisa ser preservado e devolvido à população”, destacou a prefeita.

Durante a reunião, o secretário municipal de Planejamento, Thyago Silva, explicou que o município já dispõe de um projeto estruturado, que está passando por atualização para viabilizar a restauração do equipamento público. “O Palácio Inácio Barbosa é um aparelho público extremamente importante e carrega um simbolismo muito grande para a nossa cidade. Existe um projeto já estruturado que está sendo atualizado. Ele será orçado para que possamos identificar os danos e os valores necessários para a restauração. A partir disso, vamos submeter o projeto ao Programa de Requalificação de Áreas Urbanas (ProCidade), junto ao Ministério das Cidades, para captação de recursos. Sem dúvida, restaurar um equipamento tão importante será um marco para a gestão”, afirmou o secretário.

O diretor de Obras da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Walter Castro, também ressaltou o cuidado técnico que será adotado na elaboração do projeto, especialmente no que diz respeito à preservação das características originais do prédio. “A proposta de revitalização passa por verificar as possibilidades de manter a estrutura existente, principalmente as fachadas, preservando o palácio como patrimônio histórico de Aracaju. Esse espaço tem um valor simbólico muito forte, já que era onde os prefeitos despachavam antigamente. Vamos trabalhar junto aos arquitetos e à nossa equipe técnica para desenvolver um projeto interessante e que valorize toda aquela região”, explicou.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • RIACHUELO – “Reformar uma residência não é apenas obra física, é transformação social”

    Prefeito Petinho já tem seus pré-candidatos definidos para as eleições [...]

  • Verão Sergipe 2026 evidencia belezas de Pirambu e reforça vocação turística do litoral norte sergipano

    Com uma extensa faixa de areia, áreas alagadas entre dunas [...]

  • Prefeita Emília Corrêa avança com projeto de restauração do Palácio Inácio Barbosa

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, se reuniu na tarde [...]

  • Novos pedidos de CNH quadruplicam em janeiro, mostra Senatran

    O número de novos pedidos de Carteira Nacional de Habilitação [...]

  • Governo de Sergipe assina ordem de serviço para implantação da Pinacoteca e anuncia novos investimentos no Centro de Aracaju

    O governador Fábio Mitidieri assinou, nesta terça-feira, 3, ordem de [...]