A prefeita Emília Corrêa acompanhou, nesta terça-feira, 9, na Secretaria Municipal da Educação (Semed), a apresentação do novo portal de matrículas da Rede Municipal de Ensino. A plataforma portal.educacao.aju.br passa a reunir, em um único ambiente, pré-cadastro, matrícula e confirmação mediante entrega de documentos, tornando o processo mais rápido e organizado para as famílias.
A prefeita destacou que faz questão de acompanhar de perto todo o planejamento. “Nosso objetivo é garantir um processo ágil, simples e organizado, para que todas as vagas sejam preenchidas da melhor forma, sem prejuízo para nenhuma família.”
A secretária municipal de Educação, Edna Amorim, destacou que a Semed tem atuado para garantir que os pais se sintam seguros durante a implementação das mudanças. “Os pais estão sendo orientados quanto aos novos processos para que tudo ocorra de forma tranquila. Queremos ressaltar que o trabalho da Semed está focado nos pais, para que eles possam entender, compreender e, com isso, facilitar a matrícula dos seus filhos na Rede Municipal de Aracaju”.
O que mudou para 2026
A principal mudança é que todas as famílias, tanto as que já têm filhos na rede quanto as que desejam ingressar, precisam fazer o cadastro no portal antes das datas de matrícula. Esse cadastro inclui o vínculo parental, que associa o estudante ao responsável. Somente com todos os dados completos será possível solicitar a vaga nas etapas de matrícula.
A coordenadora da Central de Matrículas, Roberta Cerqueira, reforçou que alunos já matriculados e famílias que constam no Cadastro de Vaga Escolar continuam priorizados.“Quem já está na rede ou aguarda vaga permanece no cadastro. É essencial que as famílias façam o pré-cadastro o quanto antes para agilizar o processo no período de matrícula.”
A equipe de Tecnologia da Informação também apresentou as melhorias. Para Adriana Menezes, técnica da DTI, a mudança representa avanço.“Antes, os responsáveis tinham poucos minutos para inserir todos os dados durante a matrícula. Agora, eles fazem o cadastro com calma e, nos dias da matrícula, só solicitam a vaga. Isso torna tudo mais rápido e confiável.”
O diretor da DTI, Caio Davinis, destacou que o novo portal faz parte da ampliação dos serviços digitais na cidade. “É um passo importante para fortalecer Aracaju como cidade inteligente, oferecendo processos modernos, ágeis e acessíveis à população.”
Calendário de Matrículas 2026
A renovação das matrículas para os estudantes que frequentaram a escola municipal e, 2025 segue até o dia 19, na secretaria de cada unidade. As transferências internas para 2026 seguem duas etapas. A primeira, destinada aos estudantes público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade que desejarem mudar de escola dentro da própria rede, acontecerá nos dias 5 e 6 de janeiro de 2026, com a solicitação sendo feita exclusivamente no Portal da Matrícula. As famílias devem entregar a documentação na escola de destino até o dia 7 de janeiro. A segunda etapa será realizada nos dias 8 e 9 de janeiro de 2026, para os demais estudantes que desejarem mudar de unidade escolar. Para esta fase, a documentação deve ser entregue na escola escolhida até o dia 12 de janeiro.
As matrículas para alunos novos também ocorrerão em duas etapas. A primeira, voltada para estudantes público-alvo da Educação Especial ou em situação de vulnerabilidade social que desejarem ingressar na Rede Municipal de Ensino, acontecerá nos dias 14 e 15 de janeiro de 2026, com entrega de documentos até o dia 16 de janeiro. A segunda etapa, destinada ao público geral, ocorrerá nos dias 19 e 20 de janeiro de 2026, e os documentos deverão ser apresentados até o dia 22 de janeiro. Após o encerramento de todas as fases anteriores, as vagas remanescentes serão disponibilizadas a partir do dia 26 de janeiro de 2026, também por meio do Portal da Matrícula. Nessa etapa, as famílias terão até dois dias úteis, após solicitar a vaga, para entregar a documentação na escola de destino.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


