Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Seguindo com a série de entrevistas com pré-candidatos nas eleições de 2024, a reportagem do Caderno O VOTO conversou com Décio Neto (União Brasil), que este ano vai tentar suceder a prefeita Lara Moura (União) ao confirmar sua pré-candidatura a prefeito de Japaratuba. Décio carrega a experiência de já ter sido vereador do município de Carmópolis por dois mandatos e como secretário de Esporte, Cultura e Lazer. Já residindo em Japaratuba, ele contribui para a atual administração como Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura. Ele conta com os apoios do governador Fábio Mitidieri (PSD), do ex-deputado André Moura (União) e da deputada federal Yandra Moura (União). Confira, a seguir, esta entrevista exclusiva:

O VOTO: Começando a conversa, Décio, vamos à pergunta que todos querem saber: sua pré-candidatura a prefeito de Japaratuba é pra valer? Está definida?

DÉCIO NETO: Sim, é séria e está completamente definida. Tenho percorrido bastante o município de Japaratuba, seja na sede ou passando pelos povoados, estou dialogando o tempo inteiro com as pessoas. Me envolvo de corpo e alma nesse contato. A decisão final está nas mãos do povo e o feedback que tenho recebido é bastante positivo, indicando nosso nome para dar continuidade ao bom trabalho da prefeita Lara.

O VOTO: Mudando um pouco de foco, Décio, participar de uma eleição após dois mandatos da prefeita Lara Moura facilita o caminho? Por quê?

DÉCIO NETO: Com certeza. Lara é a gestora que mais se dedicou ao desenvolvimento de Japaratuba em todos os tempos. Quem lembra de Japaratuba antigamente e compara com hoje nota o quanto avançou e se tornou um verdadeiro canteiro de obras. Eu vejo o resultado desse esforço como algo extremamente positivo e propício. Acredito que as pessoas reconhecem plenamente tudo que foi e está sendo realizado.

O VOTO: Mudando de perspectiva, Décio, já possui o respaldo da atual prefeita, mas quem mais endossa seu projeto? Conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri?

DÉCIO NETO: Com certeza. O governador Fábio Mitidieri é um grande aliado e está totalmente alinhado com nosso grupo. Além disso, contamos com o respaldo do nosso líder, André Moura, e do deputado estadual Cristiano Cavalcante. São três forças que se unem e eu poderei contar com elas durante minha gestão. No entanto é imprescindível ressaltar o apoio ainda mais expressivo da deputada federal Yandra Moura, minha inspiração política. Em Japaratuba, ela conquistou a confiança de mais de seis mil japaratubenses, que se orgulham de ter escolhido a melhor representante federal da história de Sergipe, e isso com apenas um ano de seu mandato. Ter alguém como Yandra ao meu lado é um diferencial incomparável, marcado pela proximidade e irmandade.

O VOTO: Alguns comentam sobre sua tradição na política de Carmópolis. Como surgiu a inspiração para concorrer em Japaratuba?

DÉCIO NETO: Considero positiva a experiência adquirida em Carmópolis, onde obtive dois mandatos e atuei como secretário. Minha ligação com Japaratuba só se fortaleceu ainda mais. Resido no município, nesta terra que me proporcionou crescimento e aprendizado. Integrar a gestão da prefeita Lara é uma oportunidade única de me aproximar ainda mais das pessoas. Estou completamente comprometido em dar continuidade ao legado que Lara construiu em Japaratuba. Seu mandato é uma bússola para aqueles que almejam contribuir ainda mais para o bem-estar do nosso povo. Vou diariamente à casa de todos, ouvindo os anseios das pessoas, pois minha prioridade é zelar pelo bem delas. Aprendi isso com Lara.

O VOTO: Qual a sua avaliação destes 8 anos da gestão de Lara Moura?

DÉCIO NETO: A avaliação é a melhor possível. Como mencionei anteriormente, Lara é uma mulher guerreira e incansável. Sua gestão é marcada pela humanidade e dedicação ao povo de Japaratuba. Ao longo desses 8 anos, ela conseguiu aprimorar todos os índices em nossa cidade, abrangendo áreas como saúde, educação, infraestrutura, valorização cultural e segurança. Suas qualidades são reais e palpáveis para os japaratubenses. O cuidado e a atenção dedicados por Lara impactaram positivamente todas as áreas, algo que é reconhecido por todos os moradores da nossa cidade.

O VOTO: Você está filiado no União Brasil, mas quem será o seu vice? Por qual partido? Já houve alguma conversa neste sentido?

DÉCIO NETO: Nosso grupo é coeso e está completamente alinhado, e essa construção será conduzida com amplo diálogo, ouvindo a comunidade japaratubense. Neste momento, focamos em solidificar o projeto que visa valorizar ainda mais nosso município, seguindo a linha da administração exemplar da prefeita Lara. No momento adequado, apresentaremos o nome do vice, evidenciando nosso compromisso com a transparência e a participação da população.

O VOTO: Qual o papel do ex-deputado André Moura em sua trajetória política? Você o apoia para o Senado em 26?

DÉCIO NETO: André é meu líder e tenho a enorme honra de fazer parte do seu agrupamento, colaborando com a prefeita Lara e desfrutando de sua amizade pessoal. Ele desempenha um papel crucial em minha trajetória, sendo não apenas um líder, mas também um conselheiro valoroso. André é uma figura reconhecida em todos os cantos de Sergipe e do Brasil, com vasto entendimento político e disposição para servir. Sem dúvida, terá meu apoio em 2026, algo que ele já está ciente.

O VOTO: Que área específica da atual gestão merece o seu reconhecimento pelos resultados apresentados?

DÉCIO NETO: É desafiador destacar uma única área, mas devo mencionar as obras, área na qual tenho a honra de atuar como secretário municipal. Japaratuba se tornou um verdadeiro canteiro, com a reforma de todas as praças, diversos prédios públicos, escolas, quadras de esporte, e a criação de espaços de lazer e iluminação, entre outros. Além disso, reconheço a importância de André Moura, responsável por destinar significativos recursos através de emendas parlamentares. Para aprimorar ainda mais o que já estava bom, a deputada Yandra, em seu primeiro ano, viabilizou recursos que chegam a quase R$ 10 milhões, que já estão sendo aplicados em diversas áreas. Todo esse progresso é fruto do trabalho conjunto de indivíduos dedicados ao desenvolvimento de Japaratuba.

O VOTO: Como estão as tratativas para a construção das chapas dos partidos aliados visando as vagas de vereadores?

DÉCIO NETO: As conversas estão fluindo positivamente com nossos aliados, e tenho plena confiança de que formaremos as chapas mais competitivas para vereador do município. É fundamental destacar que todos os partidos alinhados ao nosso projeto estão empenhados em selecionar os melhores nomes para disponibilizar à população. Acreditamos firmemente que um legislativo de referência, alinhado com a administração municipal, resulta em ganhos significativos para a população. Estamos convictos de que a escolha do povo será acertada, proporcionando um ambiente legislativo que verdadeiramente representa e atende às necessidades dos cidadãos.

O VOTO: Para alcançar a vitória nas eleições, quais áreas serão priorizadas em sua gestão?

DÉCIO NETO: Estamos comprometidos com o bem-estar individual de cada cidadão. A nossa ênfase é nas pessoas, não em áreas específicas. Acreditamos que ao concentrar nossos esforços no atendimento das necessidades individuais, conseguiremos impactar positivamente todos os setores. Entendemos que cada cidadão tem necessidades distintas, e nosso objetivo é atender a todas, garantindo que cada pessoa em Japaratuba se beneficie. Daremos prioridade a todas as áreas, pois reconhecemos o valor específico que cada uma tem para os cidadãos. Somos conscientes de que a gestão eficiente que almejamos envolve a atenção cuidadosa a todos os aspectos que contribuem para o bem-estar da população, proporcionando uma administração que verdadeiramente se conecta e atende às expectativas e necessidades individuais de cada cidadão.

O VOTO: Concluindo nossa entrevista, como a deputada Yandra Moura tem contribuído com Japaratuba por meio de seu mandato? Você acredita na pré-candidatura dela para a Prefeitura de Aracaju? Sente que ela está preparada para ser gestora?

DÉCIO NETO: Sem dúvida, a deputada Yandra é uma verdadeira benfeitora para Japaratuba. Ela não só enviou recursos fundamentais, como um caminhão de lixo, uma retroescavadeira e dois veículos para a assistência social, mas também destinou emendas em áreas cruciais como saúde e infraestrutura. Sua atuação tem sido marcada pela determinação e eficiência, com projetos aprovados que beneficiam diretamente nossa comunidade. Sua preparação e dedicação à política são evidentes, gabaritadas pelos índices de excelência alcançados e reconhecidos pelos institutos nacionais. Essa trajetória reforça a convicção de que ela está pronta para assumir o desafio de ser gestora de Aracaju. Uma líder competente, comprometida e capaz de conduzir nossa capital a novos horizontes. Aracaju precisa de Yandra.

FRASES

“Nosso nome para dar continuidade ao bom trabalho da prefeita Lara”

“Estou completamente comprometido em dar continuidade ao legado que Lara construiu em Japaratuba”

“Japaratuba se tornou um verdadeiro canteiro de obras”

“Daremos prioridade a todas as áreas, pois reconhecemos o valor específico que cada uma tem para os cidadãos”

“André é meu líder e tenho a enorme honra de fazer parte do seu agrupamento”

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Deso identifica mais de 700 desvios de água no conjunto Jardim, em Nossa Senhora do Socorro

    A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) encontrou 762 imóveis [...]

  • Créditos de Carbono no Brasil: emissões despencam e mercado enfrenta crise

    Um estudo recente do Observatório de Conhecimento e Inovação em [...]

  • Fábio Mitidieri autoriza reforma do Ginásio Desportista Reinaldo Moura no ‘Sergipe é aqui’ em Japaratuba

    O município de Japaratuba recebeu nesta quinta-feira, 25, a 31ª [...]

  • FPM: última parcela de julho ultrapassa os R$ 4,2 bilhões

    A União paga na próxima terça-feira (30) a terceira e [...]

  • Indicação do vereador Jailson Pereira inclui a construção de um Hospital Veterinário gratuito na Barra dos Coqueiros

    Uma importante indicação do vereador, Jailson Pereira (PL), na Barra [...]