O português Hugo Xavier se tornou uma das primeiras pessoas a cruzar a ponte suspensa de pedestres mais longa do mundo, inaugurada quinta-feira (29) perto de sua pequena cidade natal de Arouca, no norte do país.

“Ai… lá vamos nós!”, disse Xavier, de 42 anos, com nervosismo, ao criar coragem para caminhar pela passarela de grade de metal transparente, de 516 metros de comprimento, ao lado de sua companheira igualmente tensa e um guia turístico.

Escondida entre montanhas repletas de rochas e cobertas de folhagem verdejante e flores amarelas dentro do Arouca Geopark, a ponte está 175 metros acima do Rio Paiva.

A paisagem é calma, mas a travessia não é para pessoas de nervos fracos. Segura por cabos de aço e duas torres maciças de cada lado, ela balança um pouco a cada passo.

“Estava com um pouco de medo, mas valeu muito a pena”, disse Xavier, aliviado, já na outra extremidade. “Foi extraordinário, uma experiência única, uma descarga de adrenalina”.

A ponte só abriu para moradores locais nessa quinta-feira, mas a partir de segunda-feira (3) qualquer pessoa pode agendar uma visita.

Os moradores esperam que a atração, que custou cerca de US$ 2,8 milhões e levou dois anos para ser erguida, ajude a ressuscitar a região, especialmente após a pandemia de covid-19.

“É um sopro de ar fresco para nossa terra, porque atrairá mais investimento, mais gente”, disse o guia Emanuel, acrescentando que a região está envelhecendo rapidamente à medida que muitos jovens se mudam para cidades grandes. “Ela trará uma dinâmica nova a Arouca”.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Transmissão do Forró Caju 2025 atinge quase um milhão de visualizações e fortalece impacto cultural da festa

    A transmissão oficial do Forró Caju 2025, promovida pela Prefeitura [...]

  • Oferta de testes rápidos de IST/Aids seguem em julho na Vila do Forró

    Com foco na prevenção e no cuidado com a saúde [...]

  • CNU 2025: provas serão aplicadas em 228 cidades; veja blocos temáticos e como escolher cargo

    O edital do Concurso Nacional Unificado 2025 (CNU 2) foi [...]

  • SMTT de Aracaju altera sentido em duas ruas no bairro Luzia a partir de segunda-feira, 7

    A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju [...]

  • Huse lança campanha ‘Julho Verde’ em Sergipe e destaca importância de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

    Com o slogan ‘Informação salva vidas’, o Hospital de Urgências [...]