
A Polícia Militar de Sergipe (PMSE) deu um importante passo no reforço de seu efetivo, iniciando os cursos de formação para 300 soldados e 30 oficiais. A capacitação, que também inclui cinco oficiais do Quadro de Saúde, é resultado do último concurso público promovido pelo Governo do Estado. Os cursos tiveram início na última segunda-feira, 1º.
Os novos integrantes da PMSE serão treinados no Centro de Ensino e Instrução (CEI), em Aracaju, que abriga o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e a Escola de Formação de Oficiais (EsFO). A jornada de aprendizado começou com a Semana Administrativa, focada na adaptação dos alunos ao ambiente militar. Em seguida, será realizada a tradicional Semana Zero, antes do início efetivo dos cursos.
O projeto pedagógico do Curso de Formação de Praças, por exemplo, é robusto, com mais de 1.300 horas-aula. Sua matriz curricular foi atualizada para seguir padrões nacionais e incorporar inovações da própria PMSE, em virtude de novos procedimentos padrão adotados nos últimos meses pelo Comando Geral.
Entre as disciplinas, destacam-se: Policiamento Comunitário; Armamento e Tiro; Direito Penal e Processual Militar; Defesa Pessoal; Saúde Mental; Combate Operacional; Educação Financeira e Sobrevivência Policial, entre outras.
Além disso, a carga horária de matérias como “Uso diferenciado da força” foi ampliada e a quantidade de disparos nos treinamentos de tiro foi triplicada, garantindo uma capacitação mais completa e alinhada às necessidades da segurança pública sergipana.
Reforço no efetivo
Os 300 novos soldados devem estar prontos para atuar em missões de patrulhamento no primeiro semestre de 2026. Já os 30 novos oficiais, que passam por uma capacitação mais longa, serão formados em 2027.
O grupo de oficiais do Quadro de Saúde é composto por um psiquiatra, um endocrinologista, dois odontólogos e um médico veterinário, que também iniciou sua jornada de capacitação.
A nova leva de profissionais representa um reforço estratégico ao efetivo policial, contribuindo diretamente para a ampliação da segurança em todo o estado de Sergipe.
Fonte, Secom – Estado.