Com o Setembro Amarelo, o Núcleo de Atendimento Biopsicossocial da Polícia Civil (NAPSS) alerta para os cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio. Embora a campanha busque alcançar toda a sociedade, há pessoas que atuam em áreas sensíveis no campo de trabalho, como a segurança pública. Por isso, a Polícia Civil conta com o NAPSS, que é parte fundamental da rede de prevenção ao suicídio.

Para a psicóloga do NAPSS, Paula Wiltshire, o suicídio é repleto de estigmas, mas falar sobre o tema pode salvar vidas. “O Setembro Amarelo chama a atenção para essa fala que às vezes é acobertada por um sofrimento invisível, por uma lágrima não manifestada”, ressaltou.

É preciso estar atento aos sinais já que há uma multivariedade de causas que podem ocasionar situações de suicidio, o que reforça o alerta para o cuidado e a prevenção. “Não é uma causa única, já que, via de regra, é multifatorial. Chega ao momento em que a pessoa está em um sofrimento tão intenso, que não vislumbra outra saída. A pessoa não quer pôr fim à vida, mas sim pôr fim à angústia e ao sofrimento”, detalhou Paula Wiltshire.

Nesse sentido, o NAPSS chama a atenção para o tema, que precisa ser difundido e compreendido, visando a prevenção. “Assim, a Polícia Civil conta com o NAPSS, que surgiu de uma demanda antiga dos profissionais de segurança pública e que veio a somar a política de cuidado com o Cirast, da SSP, que já era um órgão preexistente destinado às forças de segurança pública”, ressaltou a psicóloga.

Por isso, o NAPSS está de prontidão para acolher, cuidar e fazer a prevenção ao suicidio. “A saída do silêncio traz uma conversa que pode apresentar outras perspectivas de vida e isso tira a pessoa daquele foco de sofrimento. A pessoa percebe uma saída daquela dor que, sozinha, não está conseguindo encontrar. O autocuidado é uma prioridade, uma prevenção imensa para evitar muitos processos de adoecimento, cuidando do corpo, da mente e das relações sociais”, evidenciou Paula Wiltshire.

NAPSS

Em conformidade com a política de cuidado com a saúde dos servidores, o NAPSS atua junto ao Cirast e é voltado aos policiais civis de Sergipe, atuando também na prevenção ao suicídio. “O núcleo é destinado aos cuidados em saúde para os profissionais da Polícia Civil, vindo da iniciativa do Governo federal com a SSP, alinhando-se às diretrizes do Programa Nacional de Qualidade de Vida dos profissionais da segurança pública”, reforçou Paula.

No NAPSS, a perspetiva não é apenas de tratar uma doença, mas sim de promover um cuidado integral para o servidor como pessoa, principalmente na esfera da prevenção, assim como enfatizou Paula Wiltshire. ‘Evitando-se assim um processo de adoecimento ou que a pessoa tenha que correr atrás de um prejuízo de uma doença já manifestada”, ressaltou a psicóloga do Núcleo de Atendimento Biopsicossocial da Polícia Civil.

Cuidado integrado no NAPSS

Para cuidar dos profissionais da instituição, o NAPSS engloba uma rede ampla de cuidados em especialidades distintas de atendimento à saúde do servidor da Polícia Civil. “Nós dispomos de acompanhamento psicológico, tratamento psiquiátrico, serviços de nutrição, serviços de fisioterapia, incluindo Pilates. a tendência é que a gente possa ampliar as ações já desenvolvidas pelo NAPSS”, explicou a psicóloga da unidade.

Atendimento ao servidor

Atualmente, o NAPSS da Polícia Civil está localizado na rua Duque de Caxias, nº 537. “Vizinho ao Palácio da Superintendência da Polícia Civil. O servidor pode entrar em contato pelo WhatsApp (79) 98816-6653. Os servidores podem entrar em contato, que a gente encaminha o termo de adesão e a ficha de inscrição. também trabalhamos com clínicas credenciadas e a parceria com o Cirast, além de atendimentos no local”, explicou Paula.

Os cuidados ofertados pelo NAPSS em conjunto com o Cirast são pensados tanto para os profissionais que estão ativos, quanto para aqueles que já se aposentaram, quanto também para os familiares.

Fonte, Ascom – SSP – Se.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • UFS – Comissão Eleitoral divulga inscrições homologadas

    Votação será realizada no dia 15 de outubro A Comissão [...]

  • Correios anunciam concurso para 3.511 vagas

    Para suprir a demanda por mais profissionais e evitar sobrecarga [...]

  • Elese: Agenda oferece programação variada com curso, palestras e comemoração do Dia da Sergipanidade

    A Escola do Legislativo João de Seixas Dória abre a [...]

  • Titãs voltam a Aracaju com novo show “Titãs Microfonado”

    Este ano, os Titãs gravaram em São Paulo o audiovisual [...]

  • Liberação do X: confira a cronologia da suspensão da rede social

    O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), [...]