Concessionária dá dicas de segurança

Planejar o plantio de árvores adequadas ao convívio com as redes elétricas e realizar podas preventivas para evitar o avanço de galhos na estrutura elétrica são ações importantes para evitar a interrupção do fornecimento de energia elétrica. O serviço de poda de árvores em espaço público é de responsabilidade do município, já em áreas privadas, cabe ao proprietário do imóvel ou terreno contratar um especialista. A Energisa só é acionada, por questões de segurança, quando os fios estão muito próximos à rede elétrica.

Em 2023, já foram registradas em Sergipe 464 ocorrências por árvores na rede. Cerca de 73 mil clientes foram prejudicados com a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Em dias de chuva e fortes ventanias, é comum galhos de árvores interferirem na rede elétrica, danificando os fios, ou árvores caírem sobre a rede. Por isso, embora não seja responsabilidade da Energisa, foram realizadas cerca de 30 mil podas para evitar prejuízos para a população.

Segundo o gerente de Construção e Manutenção da Energisa, Thyago Tanouss, a empresa segue um cronograma diário para a realização de podas em locais que representem risco iminente de acidentes e danos. A poda realizada pela empresa é feita retirando somente a parte que está próxima à rede elétrica, seguindo critérios ambientais.

“Quando a poda não é realizada a tempo, os galhos das árvores podem ficar próximos dos cabos da rede elétrica e, havendo contato, pode ocasionar curtos-circuitos, rompimento de cabos, interrupção do fornecimento de energia e até mesmo energizar a árvore, elevando o risco de incêndio e choque elétrico. Se os galhos estiverem próximos à rede elétrica, a Energisa deve ser comunicada para realizar a retirada dos galhos com segurança”, explica Thyago Tanouss.

Como evitar acidentes

-Redobre o cuidado ao subir nessas árvores ou utilizar varas e barras metálicas para tentar cortar galhos ou até mesmo colher frutos;

-Não faça podas de árvores que estiverem próximas ou em contato com a rede elétrica, pois os galhos podem tocar os fios e energizar a árvore. Nestes casos entre em contato com a Energisa;

-Em propriedades particulares, a responsabilidade da poda é do proprietário. Caso a árvore esteja próxima à rede, o cliente deve entrar em contato com a Energisa e solicitar o desligamento da rede para que o serviço seja realizado com segurança pelo profissional contratado.

A solicitação da poda, em caso de vegetação em contato com a rede elétrica, pode ser realizada por meio do Aplicativo Energisa On, no site www.energisa.com.br ou no call center 0800 079 0196.

FONTE: Ascom Energisa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Tempo de espera por transplante de córnea no Brasil dobra em 10 anos

    A média de espera por uma cirurgia de transplante de [...]

  • Sergipe realiza procedimentos cardíacos inéditos por meio do Sistema Único de Saúde

    Sergipe marcou um importante avanço na saúde pública e na [...]

  • Obras de infraestrutura em Aracaju ganham novo capítulo com intervenções artísticas

    Essa obra precisava de mais cor. Foi isso que a [...]

  • Sergipe bate recordes no turismo e arrecadação ultrapassa R$ 350 milhões no primeiro semestre de 2025

    O primeiro semestre de 2025 foi bastante positivo para o [...]

  • Lula anuncia apoio ao acordo de neutralidade do Canal do Panamá

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (28), [...]