Vereador explica que seu projeto político é buscar a reeleição no próximo ano

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

A reportagem do Cinform On Line conversou com o vereador de Aracaju, Ricardo Marques (Cidadania) que tem se destacado pelas fiscalizações que tem realizado no sistema de transporte coletivo e nos terminais de integração da capital, trabalho que já conta com o respaldo e acompanhamento do Ministério Público Estadual (MPE). Na oportunidade, Ricardo entende que o prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) não cumprirá a promessa de iniciar (e concluir) o processo de licitação do transporte. Ele vê o mesmo “descompromisso” da Prefeitura Municipal quando o assunto é a revisão do Plano Diretor. Confira a seguir, e na íntegra, esta breve entrevista:

CINFORM ON LINE: Qual a sua expectativa em relação à promessa do prefeito de Aracaju pela licitação do transporte coletivo?

RICARDO MARQUES: O que, lamentavelmente, esse prefeito (Edvaldo) mais faz em Aracaju é prometer e não cumprir! Sobre a licitação do transporte ele fez aquela entrevista coletiva para a assinatura de uma consultoria que até saiu agora no Diário Oficial, de quase R$ 2 milhões. Eu tenho acompanhado e estudado muito sobre este assunto, e entendo que o gestor poderia fazer esta consultoria em seis meses, mas ele estabeleceu um prazo de um ano.

CINFORM ON LINE: Então, em sua avaliação, o prefeito Edvaldo Nogueira não terá “tempo hábil” para concluir a licitação do transporte em sua gestão?

RICARDO MARQUES: Em meados de 2024, um ano eleitoral, quando a consultoria estiver pronta, o prefeito Edvaldo Nogueira não terá “tempo hábil” para concluí-la em sua gestão. Veja há quantos anos ele (Edvaldo) é prefeito e não consegue executar isso. No máximo vai fazer mais um ato para assinar o edital, vai assinar um papel, como vem assinando um monte de coisas, mas vai terminar seu mandato com a referência de quem começa, mas não termina as obras, ou conclui com algum problema.

CINFORM ON LINE: Que obras você destacaria como “iniciadas e não concluídas” pelo prefeito Edvaldo Nogueira?

RICARDO MARQUES: Temos o caso explícito das Avenidas Hermes Fontes e Adélia Franco; temos o interminável Terminal do DIA; temos a Avenida Reinaldo Moura…esta última que, por sinal, tem uma simbologia por se tratar de uma figura pública muito conhecida e respeitada do nosso Estado. A PMA fez uma festa grande, mas a obra só durou um ano! Hoje a Avenida está destruída! É algo muito diferente, por exemplo, das obras do ex-governador João Alves Filho (in memoriam), que apesar de muito criticado por alguns setores, ficou marcado por construir obras permanentes. A Maternidade do Santa Maria, que há anos é uma promessa, deve sair agora, até o aniversário da cidade, depois que foi terceirizada.

CINFORM ON LINE: Voltando à questão do transporte coletivo, você tem acompanhado e fiscalizado de perto as condições dos veículos. Qual a avaliação?

RICARDO MARQUES: Eu já fui fiscal da SMTT e não deixava que alguns ônibus como os que rodam na Grande Aracaju estejam em circulação. Temos problemas grosseiros nas rodas dos veículos, por exemplo, colocando em risco os passageiros do sistema. E há uma falha clara de fiscalização por parte das prefeituras envolvidas. Tenho reiterado a cada flagrante que, em caso de acidentes, além das empresas, as prefeituras também devem ser responsabilizadas, porque cabe a elas regular e fiscalizar o serviço.

CINFORM ON LINE: O senhor tem fiscalizado, também, alguns terminais de integração, como no caso do D.I.A. e, pelo visto, tem tido o respaldo do MPE. Houve algum avanço?

RICARDO MARQUES: Desde o início do ano que estamos em sintonia com o Ministério Público Estadual que tem se somado com a nossa causa. A promotora Ana Paula Machado e a promotora Euza Missano estão fiscalizando e monitorando a situação. Ana Paula nos acompanhou em uma visita ao terminal DIA e já agendou algumas audiências públicas para tratar do tema. É algo que envolve o Urbanismo, a Defesa do Consumidor e a preservação do Patrimônio Público que, por sinal, está sendo deteriorado! Teremos várias audiências no MPE com relação ao terminal e a obra inacabada da Hermes Fontes.

CINFORM ON LINE: E quanto à bilhetagem eletrônica?

RICARDO MARQUES: Através da intervenção do Ministério Público conseguimos promover alguns ajustes. O fato grave é que não temos uma legislação que garante este serviço. Ele é assegurado apenas por um decreto de 2007 que está completamente defasado e muita coisa mudou! Com essa bilhetagem do jeito que se encontra, os empresários fazem o que querem! Já pensou o cidadão comum, com dinheiro, e ter que descer do ônibus porque não tem o cartão do Setransp? Hoje o cidadão não pode mais ser incomodado e convidado a descer do ônibus, mas nós precisamos avançar mais.

CINFORM ON LINE: E quanto ao Plano Diretor?

RICARDO MARQUES: Nós cobramos desde o início do nosso mandato em 2021 e o prefeito se apressou em realizar oito audiências públicas. Estamos em 2023 e nada! Ninguém fala mais no assunto, que interessa não só a Câmara Municipal, mas o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, as Universidades e a sociedade em geral. A PMA silenciou! Quem tocou isso foi João Alves Filho, depois Edvaldo só retomou em 2021 e agora já parou tudo novamente! E 2024 será um ano eleitoral. É mais uma promessa não cumprida, algo iniciado e não concluído e que não há interesse da PMA. O prefeito botou o tema “Mobilidade Urbana” em uma gaveta e também o deixou bem guardado! O que veremos até a eleição é só assinatura de papéis e muito pouco realizado…

CINFORM ON LINE: Concluindo a entrevista, você tem pretensão de disputar a prefeitura de Aracaju no próximo ano? Pode apoiar amigos, como Nitinho (PSD) e Katarina Feitoza (PSD), como pré-candidatos para a PMA?

RICARDO MARQUES: Minha pretensão é garantir minha reeleição como vereador de Aracaju. Continuou alinhado com meu agrupamento e vejo com bons olhos o nome da vereadora Emília Corrêa (Patriotas) para a PMA. Tenho uma relação muito boa com Nitinho e Katarina, é verdade, não tenho barreiras para apoiá-los, mas o fato de estarem no palanque de Edvaldo é um complicador. Talvez, até, eles tenham interesse, mas o prefeito atual podem impedir este entendimento.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]

  • Municípios: entidades alegam subfinanciamento em principais áreas de interesse da população

    Algumas das principais entidades que representam os municípios brasileiros alegam [...]

  • Dr. Fellipe Menezes participa de mentoria com médica expoente no tratamento de microvasos no Brasil

    Sempre em busca de aperfeiçoamento, o experiente cirurgião vascular Dr. [...]

  • Huse registra 1.400 solicitações de relatórios para seguro DPVAT

    O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same) do Hospital [...]

  • Petrobras prevê investimento de US$ 111 bilhões entre 2025 e 2029

    O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o Plano de [...]