Por Keizer – Santos – CinformOnline
Após várias reivindicações dos professores da rede pública municipal de Lagarto, a Prefeitura do Município do Centro Sul Sergipano anunciou a atualização do piso salarial para os profissionais do magistério público da educação básica. Porém, a atualização de 33,24% será executada a partir do mês de maio e o pagamento do retroativo (janeiro a abril) será negociado em outubro.
A Lei Federal Nº 11.738/2008, estabelece que o reajuste deveria ser efetuado a partir de janeiro, mas a categoria decidiu aceitar o novo valor, que supera os 19% apresentado pela gestão da prefeita Hilda Ribeiro, do Solidariedade. “Para a categoria a proposta ainda não é a ideal, pois as perdas salariais são enormes, mas já é um avanço. Nossa expectativa é que este seja o começo da reconstrução da nossa carreira no município, pois estaremos atentos e mobilizados”, destacou o professor Irineu Oliveira, da coordenação da subsede Centro Sul do Sindicato de Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese)
Em uma das ações para chamar a atenção do Poder Executivo, os professores da rede pública municipal de Lagarto protestaram no prédio da Prefeitura. Na oportunidade, os profissionais decidiram não participar da jornada pedagógica em protesto pela apresentação de reajuste de 19%. Na semana passada, os professores aprovaram a nova proposta de 33,24%, que cumpre o que foi estabelecido por Lei. Na semana passada, em matéria veiculada no CINFORM ON LINE, o diretor do Departamento de Bases Municipais do Sintese, professor Benizário Júnior, já havia destacado a necessidade de cumprir a Lei. “O magistério lagartense quer o que é seu por lei e de direito, nada mais”, afirmou.
Desde a semana passada tentamos ouvir algum representante da Prefeitura de Lagarto, mas até o momento nenhuma resposta foi enviada à Redação.