Com a chegada do verão e o aumento das temperaturas, uma ameaça silenciosa se torna cada vez mais proeminente: as picadas de escorpião. Esses aracnídeos, muitas vezes escondidos em locais escuros e úmidos, tornam-se mais ativos durante esta época do ano e podem representar um perigo maior para as pessoas.

As altas temperaturas são um estímulo para o aumento da atividade dos escorpiões. Em busca de abrigo e alimento, eles se aproximam de áreas residenciais e, eventualmente, entram em contato com seres humanos. Por isso, é extremamente importante adotar medidas preventivas, como manter a casa limpa e organizada, vedar frestas e buracos.

Ana Paula Barros, médica veterinária

“Os escorpiões preferem locais quentes e úmidos e necessitam de alimento, água, abrigo e acesso. O lixo atrai baratas, que servem de alimentação. Além disso, eles procuram entulhos e se infiltram em redes de esgoto, tubulações de água e de energia que são ambientes mais escuros e úmidos”, explicou a médica veterinária e referência técnica do Programa de Acidentes por Animais Peçonhentos da Secretaria de Estado da Saúde, Ana Paula Barros.

Até o início de novembro, foram registrados 2.232 acidentes por picada de escorpião no estado. Os acidentes podem ser leves, moderados ou graves. Nas pessoas, o veneno é capaz de afetar o sistema nervoso, causando muita dor no local da picada. A orientação é que, após a picada, o local seja lavado com água e sabão. Também é necessário buscar atendimento médico.

Quando indicado, o tratamento é realizado através do uso do soro antiescorpiônico. O serviço é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível nos hospitais públicos de referência. “Para orientação, a pessoa pode se dirigir à unidade de saúde mais próxima ou para a Vigilância Epidemiológica do município. Para informações a respeito do que fazer diante do acidente, é possível entrar em contato pelo telefone do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Sergipe (Ciatox), no número 0800-722-6001”, informou a médica veterinária.

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Cerca de 1 milhão de famílias deixam o Bolsa Família em julho por aumentarem a renda

    Cerca de um milhão de domicílios deixarão de receber o [...]

  • Aporte internacional incrementa orçamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste em R$ 1,6 bilhão

    O Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) contará com um [...]

  • Governador de Sergipe e ministros da Saúde e da Secretaria-Geral vistoriam obras do Hospital do Câncer em Aracaju

    Com foco no fortalecimento da rede de tratamento oncológico no [...]

  • Capitais do Norte e Nordeste ocupam os piores índices de saneamento básico em 2025

    Levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com [...]

  • Comissão especial da PEC da Segurança Pública será instalada em agosto

    A Comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à [...]