A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira (11) a 4ª fase da Operação Última Milha. O objetivo é desarticular organização criminosa que monitorava ilegalmente autoridades públicas, além de produzir notícias falsas, utilizando-se de sistemas da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

De acordo com a corporação, policiais federais cumprem cinco mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), nas cidades de Brasília, Curitiba, Juiz de Fora (MG), Salvador e São Paulo.

Em nota, a PF informou que membros dos Três Poderes e jornalistas foram alvos do grupo, “incluindo a criação de perfis falsos e a divulgação de informações sabidamente falsas”. “A organização criminosa também acessou ilegalmente computadores, aparelhos de telefonia e infraestrutura de telecomunicações para monitorar pessoas e agentes públicos”.

Os investigados, segundo a corporação, podem responder pelos crimes de organização criminosa, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, interceptação clandestina de comunicações e invasão de dispositivo informático alheio.

Entenda

A primeira fase da Operação Última Milha foi deflagrada pela PF em outubro do ano passado. À época, a corporação informou que investigava o uso indevido de sistema de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial por servidores da própria Abin.

“De acordo com as investigações, o sistema de geolocalização utilizado pela Abin é um software intrusivo na infraestrutura crítica de telefonia brasileira. A rede de telefonia teria sido invadida reiteradas vezes, com a utilização do serviço adquirido com recursos públicos”, destacou a PF à época.

Fonte, Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Uma Mulher com Asas de Palha – RESENHA DO ROMANCE OS ESPINHOS DA FLOR, DE ANTONIO SARACURA

    Naquele que o próprio autor anuncia como sendo seu último [...]

  • Inscrições do concurso para professor da rede estadual de Sergipe se encerram nesta segunda-feira, 8

    Encerra-se às 18h desta segunda-feira, 8, o prazo para de [...]

  • E agora Rogério Carvalho e Edvaldo Nogueira? Serão oposição ou “laranjas”?

    Este colunista não vai dar muitas voltas para entrar no [...]

  • FÁBIO MITIDIERI – “Este é o grupo com o qual caminharei na eleição de 2026”

    Governador diz que Sergipe “é a cola” que une os [...]

  • Editorial – Bimbo! Coaf desvenda transações suspeitas entre líder do PT e fraude do INSS

    O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) foi fundamental [...]