A Polícia Federal deflagrou hoje (31/1) a Operação Schengen, para reprimir grupos criminosos envolvidos com tráfico internacional de drogas, em Santa Catarina. O esquema criminoso consistia no aliciamento de pessoas para transportarem para o exterior cargas de drogas, em viagens comuns para a Europa.
Foram cumpridos dez mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão, em Florianópolis/SC e São José/SC, todos expedidos pela Justiça Federal desta capital.
De acordo com as investigações, os envolvidos transportavam ou aliciavam pessoas para transportarem entre 2,5 a 3kg, de cocaína para Europa e voltavam ao Brasil com droga sintética, conhecido com ecstasy ou bala. Essas pessoas eram atraídas pelos valores em dinheiro oferecidos e pela oportunidade de visitar países europeus.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas internacional, associação para o tráfico e por integrar organização criminosa, crimes previstos em Lei cujas penas máximas somadas podem ultrapassar 33 anos de prisão.
Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Santa Catarina