Sempre quando existem impasses e discussões entre dirigentes do Partido dos Trabalhadores, a “turma que apaga o incêndio” argumenta que se trata de uma “legenda plural”, aberta ao debate continuado, com diversas tendências divergentes. Este é o “discurso pronto” quando os militantes não querem deixar sobressair “arranhões internos” entre seus membros. Mas, convenhamos, está cada vez mais explícito que dentro do PT sergipano há um afastamento do hoje ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, e do senador Rogério Carvalho.
Márcio foi reconhecido e valorizado pelo presidente Lula (PT); Rogério, por sua vez, conquistou um espaço muito importante na Mesa Diretora do Congresso Nacional, mas além de não conseguir digerir a derrota nas urnas para o hoje governador Fábio Mitidieri (PSD), o petista não teve um “alinhamento perfeito” com a Cúpula Nacional do PT em 2022, tanto que nos bastidores se comentava que ele, apesar de ser o candidato da legenda ao governo, não tinha a preferência de algumas lideranças petistas que optaram pelo silêncio para não polemizar num momento decisivo.
E o “desenho” é claro: há quem aposte todas as fichas que Márcio pode disputar a Prefeitura de Aracaju em 2024; este colunista, por sua vez, discorda, por entender a importância e a dimensão nacional do cargo que ele exerce hoje; se tiver que exercitar o “futurismo”, o titular deste espaço apostaria que Márcio, talvez, planeje disputar a uma das duas vagas ao Senado em 2026, só que aí ele entraria em “rota de colisão” direta com Rogério, que para muitos teria mais facilidade de conquistar a reeleição do que vencer um novo confronto contra Fábio Mitidieri.
Talvez, por isso, o ambiente entre algumas lideranças do PT não seja dos melhores. A questão iria além dos interesses republicanos, mas representa agora uma espécie de “disputa por poder”, para ver quem vai dirigir os destinos do partido nos próximos anos, inclusive ajudando na discussão sobre candidaturas e possíveis alianças. E, para este colunista, está claro que – não se sabe quem ainda – tem gente dentro da legenda trabalhando para “minar” a liderança de Rogério. Para quem pensa que “ainda é cedo”, as disputas políticas já estão acontecendo, internamente, por enquanto…
Veja essa! – Chega a informação que não está totalmente descartada uma pré-candidatura de Eliane Aquino (PT) para a prefeitura de Aracaju, no próximo ano. Ela está focada no novo desafio profissional em BSB, mas o detalhe é que seu nome estaria sendo “ventilado” junto à presidência da República.
E essa! – Há quem entenda que no momento o melhor para Eliane é fazer com que ela passe boa parte deste ano mais dedicada em BSB, e que só voltaria a se dedicar à política de Sergipe mais adiante. Quem pensa assim defende que, “fora do foco” agora, ela fica longe do radar dos adversários, de dentro e fora do partido.
Bomba! – Há uma mudança de partido sendo costurada em Sergipe que poderá definir o futuro político do nosso Estado. Vale para 2024 e, principalmente, para 2026. O “jogo” está apenas começando…
Exclusiva! – Setores da oposição começam a se movimentar para iniciarem suas avaliações sobre o início do governo de Fábio Mitidieri. A turma deve começar a fazer alguns questionamentos em meados de Março e, principalmente, quando a gestão completar 100 dias.
Olho neles! – Este colunista conversou com um político com certa experiência, essa semana, e este manifestou sua preocupação com as eleições de 2024 sem coligações para vereadores. O entendimento que chegou ao consenso na conversa: vereadores com mandato terão dificuldades para montarem chapas em suas respectivas legendas.
Federações – Nacionalmente já existe uma “costura” para uma Federação Partidária entre o União Brasil, Progressistas e Avante. Trazendo esta realidade para Sergipe, resta saber quem teria mais prestígio: o senador Laércio Oliveira (PP) ou o ex-deputado André Moura (União)? Logo vão começar a faltar partidos para “repartir o bolo”…
Sobre Linda – Vai ganhando força um movimento que defende o nome da deputada estadual Linda Brasil (PSOL) como pré-candidata à prefeita de Aracaju. Ainda é cedo, mas já há quem avalie a parlamentar como “o melhor nome da Esquerda” para disputar a PMA no próximo ano. Será que o PT concorda?
Defensoria Pública I – A Defensoria Pública do Estado de Sergipe, através do Conselho Superior, dará posse a 12 novos defensores públicos, aprovados no último concurso público. A solenidade acontecerá no dia 27, às 17h, no Auditório do Tribunal de Contas do Estado. Os empossados serão lotados em algumas Comarcas do interior do Estado, que não contam com a assistência da Defensoria Pública. Com a chegada dos 12 membros, a instituição passa a contar com um quadro de 101 defensores públicos.
Defensoria Pública II – “A Defensoria Pública, sempre contando com o apoio Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e das demais instituições que compõem o sistema de justiça, está ampliando o seu quadro para, como instrumento da democracia, levar dignidade e acesso à justiça à população carente do interior do Estado. Nosso objetivo é instalar defensorias públicas em todas as comarcas para que o cidadão tenha pleno acesso ao sistema de justiça e aos amplos serviços prestados pela Defensoria Pública”, disse o defensor público-geral, Vinícius Menezes Barreto.
Alô Campo do Brito! – De olho nas eleições de 2024, o ex-prefeito do município Leo Rocha vem intensificando a reconstrução do seu grupo político, após não ter sido candidato no pleito anterior. Fontes do município afirmam que a movimentação de Leo tem repercutindo bem, como “um rolo compressor” por conta da aceitação de amigos e antigos e novos aliados ao projeto apresentado! Em breve o grupo deve apresentar novidades…
TCE & Asforse – O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição, recebeu em seu gabinete integrantes da Associação dos Forrozeiros Sergipanos (Asforse). Na ocasião, ele assegurou o apoio da instituição à contratação preferencial de artistas locais durante os festejos juninos. “Os forrozeiros vieram até o Tribunal pedir que nos somemos a esta mobilização junto aos gestores públicos e entendemos que é fundamental esse apoio aos artistas sergipanos, ainda mais no período junino, referência cultural do nosso estado”, destacou.
Despesas com festas – O conselheiro presidente fez alusão ainda à Resolução nº 280/2013 (alterada pela Resolução nº 295), que dispõe sobre despesas com festividades em Sergipe e já prevê tal recomendação. Em seu artigo 3º, inciso I, o dispositivo diz que “Na realização dos eventos festivos, o Estado e o Município deverão contratar, preferencialmente, os artistas sergipanos, objetivando incentivar a disseminação da cultura do Estado”.
Jailson do Acordeon – Presidente da Asforse, o músico Jailson do Acordeon avaliou a visita ao TCE de forma positiva: “Queremos que os prefeitos deem uma atenção maior aos forrozeiros sergipanos a partir de agora que vem o período junino, principalmente que apoie o forrozeiro da sua cidade”, concluiu.
Olha o TCE! – O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da Escola de Contas (Ecojan), realizará nos próximos dias 2 e 3 de março o Seminário “Nova Lei de Licitações e Contratos”, cujo público-alvo são os servidores dos municípios e do estado de Sergipe que desempenham funções essenciais à aplicação desta Lei.
Escola de Contas – O curso tem como foco debater temas relevantes à Lei nº 14.133/21 e à implantação da referida norma, inovações e procedimentos da nova Lei de Licitações, “um conteúdo cujo conhecimento é fundamental neste momento de transição, em que a Lei passará a ser obrigatória a partir de 1º de abril de 2023”, explica o diretor da Escola, conselheiro aposentado Carlos Alberto Sobral.
Inscrições – Com palestras de diversos especialistas no assunto, a ação ocorrerá de forma presencial, das 8h às 13h e das 14:30 às 17:30, no auditório do órgão. Devido à alta procura, novas inscrições poderão ser solicitadas apenas através do e-mail ecojan@tce.se.gov.br, com posterior confirmação mediante a disponibilidade de vagas.
Karla Andrade – “Disponibilizamos 350 vagas para os participantes previamente inscritos, com acesso por ordem de chegada; em caso de lotação, faremos a transmissão no nosso auditório menor, com capacidade para mais 100 participantes”, explica a coordenadora da Ecojan, Karla Andrade. De modo a contemplar todas as gestões públicas sergipanas, a Escola também enviou ofício às prefeituras informando a disponibilização de três vagas para cada, além de outras duas para as câmaras municipais.
Carro Quebrado – Em março os organizadores já anunciam as atrações da “Ressaca do Carnaval Cultural Carro Quebrado”. “Será a hora de soltar o coração e curtir o melhor carnaval de rua da cidade. Neste ano, vamos levar a alegria ao próximo, com muita música, dança e muita animação. Não fique de fora desta festa incrível. Marque seus amigos e venha se juntar a nós e comemorar com muita alegria e segurança. Esperamos por vocês!”, convida Júnior Pinheiro.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com
Deixar um comentário