Por Kelly Monique Oliveira – ALESE

O Projeto de Lei Ordinária nº119/2019, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), foi aprovado pelos deputados estaduais, durante sessão mista na quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). De acordo com a propositura, acatada por unanimidade, o Parque dos Falcões, sediado no município de Itabaiana, poderá ser declarado Patrimônio Cultural do estado.

Para a deputada Maria Mendonça, os bens da cultura imaterial são os elementos que fazem parte de uma cultura, e dizem respeitos às práticas e domínios da vida social de determinado grupo. Além disso, é um direito fundamental do ser humano e ao mesmo tempo um importante vetor de desenvolvimento econômico e de inclusão social.

“O Parque dos Falcões, ao longo de sua história de mais de dez anos, tem contribuído com o desenvolvimento sociocultural não apenas da cidade serrana, mas também do país. O local que já é conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos e pesquisadores, é um dos poucos do país com a autorização do IBAMA para a criação dessas aves em cativeiro, com o objetivo de proteger as espécies de aves de rapina que habitam o ceu brasileiro. O Parque dos Falcões tornou-se uma referencia mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento”, salientou Maria Mendonça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Fanese firma convênio com Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe

    A Faculdade de Administração, Negócios e Saúde de Sergipe (Fanese) [...]

  • Sergipe registra mês de outubro com menor número de homicídios desde 2007

    Sergipe registrou o mês de outubro com o menor número [...]

  • Prefeitura de Aracaju recapeou 175 logradouros em 10 meses

    Entre janeiro e outubro deste ano, a Prefeitura de Aracaju, [...]

  • Bloco da Prevenção levará informação e alegria ao Pré-Caju 2025

    Com o objetivo de promover a prevenção das Infecções Sexualmente [...]

  • UFS é reconhecida com quatro Selos ODS Sergipe 2025 por iniciativas voltadas ao desenvolvimento sustentável

    Além do reconhecimento pelo Programa Pibiti, a Universidade Federal de [...]