Por Kelly Monique Oliveira – ALESE

O Projeto de Lei Ordinária nº119/2019, de autoria da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), foi aprovado pelos deputados estaduais, durante sessão mista na quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). De acordo com a propositura, acatada por unanimidade, o Parque dos Falcões, sediado no município de Itabaiana, poderá ser declarado Patrimônio Cultural do estado.

Para a deputada Maria Mendonça, os bens da cultura imaterial são os elementos que fazem parte de uma cultura, e dizem respeitos às práticas e domínios da vida social de determinado grupo. Além disso, é um direito fundamental do ser humano e ao mesmo tempo um importante vetor de desenvolvimento econômico e de inclusão social.

“O Parque dos Falcões, ao longo de sua história de mais de dez anos, tem contribuído com o desenvolvimento sociocultural não apenas da cidade serrana, mas também do país. O local que já é conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos e pesquisadores, é um dos poucos do país com a autorização do IBAMA para a criação dessas aves em cativeiro, com o objetivo de proteger as espécies de aves de rapina que habitam o ceu brasileiro. O Parque dos Falcões tornou-se uma referencia mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento”, salientou Maria Mendonça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil pode bater meta de entrada de turistas estrangeiros dois anos antes do previsto

    O turismo internacional no Brasil vive um momento histórico. Entre [...]

  • Organizações sociais propõem plano para investimentos na Amazônia

    Um plano para atrair investimentos para conservação, restauração e o [...]

  • Secretaria de Estado da Saúde abre credenciamento para 20 leitos de UTI pediátricos durante a sazonalidade

    Em razão do aumento na demanda por leitos de Unidade [...]

  • Vinte e quatro pesquisadores da Embrapa estão entre os mais citados do mundo

    Vinte e quatro pesquisadores da Embrapa figuram entre os mais [...]

  • Micro e pequenas empresas lideram pedidos de recuperação judicial no Brasil

    Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 132 dos 167 [...]