Na última quarta-feira, 7, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese) e a secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) debateram a continuidade e o fortalecimento da parceria entre as instituições no âmbito do Programa Primeiro Emprego, política pública estadual que tem como foco a geração de trabalho e renda para jovens sergipanos. O encontro aconteceuna sede da Fundação, localizada no Campus de São Cristóvão da UFS.

A Universidade, por meio da Fapese, é responsável porrealizar cursos de qualificação profissional para jovens de 18 a 29 anos inscritos no Programa, com foco na ampliação de oportunidades e inserção deste público no mercado de trabalho. Além de uma etapa teórica, a capacitação também oferta um período de prática dentro das empresas parceiras, que também assumem o compromisso de contratar, no mínimo, 30% dos jovens. Em 2026, a iniciativa vai capacitar mais de três mil pessoas.

(Fotos: Ascom Fapese)
Para Maíra Bittencourt, presidente da Fapese, a parceria entre o órgão e a Seteem para a execução do Programa Primeiro Emprego tem sido um sucesso, auxiliando o Governo de Sergipe a entregar os resultados esperados para a política pública. “A gente consegue contribuir para a melhoria da qualidade dos profissionais, trabalhando em conjunto com a UFS, naquilo que temos melhor: a experiência e o conhecimento em educação”, declarou.

(Foto: Ascom Fapese)

O secretário da Seteem, Jorge Teles, ressaltou a importância do Programa Primeiro Emprego para preencher lacunas no mercado de trabalho causadas pela falta de profissionais qualificados em setores com maior demanda. “O jovem passa por uma qualificação de excelência, com padrão universitário, em sala de aula e com acompanhamento de atividades práticas dentro da empresa. Ao final de seis meses, parte desses jovens já sai com a carteira assinada; quem não é contratado sai com uma experiência mínima de seis meses, estando apto para qualquer entrevista de emprego”, explicou.

Em 2026, as primeiras turmas terão início em março, com a oferta de cursos de qualificação de diversas áreas que se dividem em duas etapas: uma fase teórica, com cursos de capacitação; e uma prática que proporciona a experiência no ambiente de trabalho. Os estudantes interessados em participar do Programa Primeiro Emprego podem se inscrever na plataforma GO Sergipe: https://gosergipe.se.gov.br/.

Além das presenças da presidente da Fundação, Maíra Bittencourt, e do secretrário da Seteem, Jorge Telles, a reunião também contou com a participação do Superintendente Executivo do Estado da Educação, Edson Costa; dos diretores da Fundação, Fernando Maranhão e Rodrigo Braz; e do professor da UFS e coordenador do projeto, Alexandre Luna.

Fonte, Ascom – UFS

Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (Fapese)

Atualizado em: Qui, 08 de janeiro de 2026, 13:01

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura promove reunião de alinhamento e planejamento com agentes de trânsito

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Líderes europeus comemoram aprovação provisória de Acordo UE-Mercosul

    O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e alguns setores empresariais [...]

  • Governo abre inscrições para comerciantes na edição de Aracaju do Verão Sergipe 2026

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Parceria UFS, Fapese e Governo de Sergipe beneficiará 3 mil jovens do Programa Primeiro Emprego

    Na última quarta-feira, 7, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), [...]

  • Lei do Programa ´Mão Amiga – Pesca Artesanal´ é atualizada em Sergipe

    A Lei nº 9.615, de 15 de janeiro de 2025, publicada [...]