Viagem está prevista para o início de março

Por RTP – Bagdá

O papa Francisco terá um encontro com o grande aiatolá Ali Sistani, a mais alta autoridade xiita do Iraque, durante sua visita ao país prevista para o início de março, anunciou hoje o cardeal iraquiano Louis Raphael Sako à AFP.

Durante o encontro privado, os dois líderes religiosos “poderão evocar uma espécie de enquadramento para condenar todos aqueles que atacam a vida”, disse o cardeal, patriarca da Igreja Católica caldeia no Iraque.

Em fevereiro de 2019, em Abu Dhabi, o papa Francisco assinou com o xeque Ahmed al-Tayeb, o grande imã da instituição do islã sunita Al-Azhar, sediada no Cairo, um “documento sobre a fraternidade humana”.

Francisco foi então o primeiro chefe da Igreja Católica a pisar o solo da Península Arábica, berço do islã.

O diálogo inter-religioso está no centro da visita do papa ao Iraque, de 5 a 8 de março, mais uma viagem sem precedentes para um bispo de Roma.

O clero cristão e xiita informou que está discutindo a questão inter-religiosa, e alguns dos seus membros alertam que um acordo pode exigir várias reuniões.

O cardeal Sako, no entanto, disse à AFP esperar que “haja uma assinatura durante a visita”.

Segundo o portal de notícias do Vaticano, as origens da Igreja Caldeia remontam ao século 13, quando alguns missionários católicos, fundamentalmente dominicanos e franciscanos, desenvolveram intenso trabalho entre os fiéis da Igreja Oriental Assíria.

A Igreja Católica caldeia, com cerca de 1 milhão de fiéis, tem o patriarcado no Iraque e circunscrições eclesiásticas no Irã, Síria, Líbano, Turquia, Egito, Estados Unidos, Canadá e Austrália.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mais de 100 toneladas de farinha produzida em Sergipe serão exportadas para a Itália

    Sergipe vai exportar, por meio da Cooperativa de Produção, Economia [...]

  • Prefeitura de Aracaju informa sobre mudanças no trânsito na capital para o Dia de Finados neste domingo, 2

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Renda do trabalhador bate recorde e desemprego repete a menor taxa desde 2012

    A taxa de desocupação do trimestre móvel encerrado em setembro [...]

  • Governo de Sergipe investe mais de R$ 2 bilhões em saúde até o segundo quadrimestre de 2025

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou, na última [...]

  • Diretoria do GACC Sergipe participa do IX Fórum de Dirigente em Pernambuco

    O município de Caruaru (PE) está sendo palco do IX [...]