O retorno deste produto alimentício era uma demanda recorrente da comunidade escolar
O pão volta a integrar o cardápio da merenda escolar na rede estadual de ensino de Sergipe. A distribuição deste item alimentício começou nesta terça-feira, 22, diretamente às 77 escolas que integram a Diretoria de Educação de Aracaju (DEA) e se estende pelas demais escolas que integram as nove Diretorias Regionais de Educação até o dia 5 de setembro.De acordo com a diretora do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (DAE/Seduc), Lucileide Rodrigues, essa era uma demanda recorrente da comunidade escolar.  “Há um ano, o pão deixou de ser servido nas escolas da rede pública estadual devido a problemas de licitação. No entanto, em todas as escolas que inspecionamos essa sempre foi uma demanda não apenas por parte dos alunos, mas também de professores e das próprias merendeiras. Por isso, fizemos todo um esforço para voltar a oferecer o pão de cachorro quente na merenda escolar”, comenta.

A diretora do DAE explica que o pão de cachorro quente foi escolhido para compor o cardápio, mais pelo prazo de validade para o consumo, do que pelo lanche que leva o mesmo nome. “Nós não podemos servir aos nossos alunos o famoso cachorro quente, pois a salsicha é um alimento altamente processado e, portanto, não faz parte dos itens do cardápio. No entanto, é possível servi-lo de outras formas tão ou mais saborosas e nutritivas, como: pão com ovo, pão com carne moída, pão com frango desfiado ou ainda uma deliciosa sopa de legumes acompanhada de pão”, acrescenta Lucileide.

Além disso, a gestora destaca que este novo item alimentício não precisou passar por análise sensorial dos alunos. “Diferentemente do pão de macaxeira e do camarão que precisaram passar por testes de aceitabilidade antes de serem incorporados ao cardápio da merenda escolar, o pão de cachorro quente não precisou passar por esta etapa de análise justamente porque o produto já integrou o cardápio da merenda escolar num passado recente”.

Despensas abastecidas

Conforme relatório do DAE, todas as escolas da rede pública estadual de ensino estão com suas despensas abastecidas desde o início do segundo semestre letivo, em 7 de agosto. “A distribuição dos cereais (arroz, feijão, farinha de milho e farinha de mandioca), macarrão, proteínas (frango, gado e camarão), frutas, verduras, legumes, tubérculos, sucos e lanches panificados (biscoito e broa) iniciaram no dia 18 de julho e se estenderam até a primeira semana de agosto, no intuito de garantir um bom planejamento alimentar já no primeiro dia de aula”, conclui a diretora do DAE.

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conta de luz mais cara: ANEEL aciona bandeira vermelha 2 para o mês de agosto

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou, na última [...]

  • Empresas terão que escolher regime tributário já na abertura do CNPJ

    A Receita Federal passou a exigir que todas as empresas [...]

  • Tarifaço: governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com Lula

    Os governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com o presidente Luiz [...]

  • A partir de agosto pacientes do SUS poderão ser atendidos por planos de saúde

    Terá início em agosto a mobilização do Ministério da Saúde [...]

  • Viagens curtas e resorts são aposta dos sergipanos no fim de semana do Dia dos Pais

    Com a iminente chegada do Dia do Pais, celebrado no [...]