
O panorama da pecuária de corte no estado de Sergipe será o tema central do “Pré-Encorte”, que integra a programação da ExpoRingo 2025. O evento acontecerá na próxima sexta-feira, 28 de março, reunindo produtores, especialistas e profissionais do setor, que discutirão estratégias e inovações para aprimorar a eficiência e a sustentabilidade na pecuária de corte também de outras regiões do nordeste.
Marcelo Araújo, diretor da Start Soluções no Agronegócio e um dos organizadores do evento, explica que ação antecede o Encorte, encontro importante que discute a pecuária de corte do Nordeste. “A ideia do Pré-Encorte é antecipar os debates que serão aprofundados no Encorte. Além disso, estamos realizando uma pesquisa para entender o panorama da pecuária de corte nos estados de Sergipe, Pernambuco e Alagoas, o que reforça a importância dessa discussão na ExpoRingo”, destaca Marcelo. Tradicionalmente realizado em Alagoas, o evento chega à sua 8ª edição e, neste ano, amplia seu alcance com ações prévias em outros estados e tem se consolidado como um setor estratégico para a economia regional. No entanto, enfrenta desafios significativos, de acordo com um levantamento publicado pela Revista Mais Carne. A escassez de infraestrutura adequada, especialmente de frigoríficos, obriga produtores a enviarem o gado para abate em outras regiões, elevando custos e reduzindo a competitividade da carne nordestina.
Um dos organizadores da ExpoRingo, Flávio Holanda, acrescenta que as condições climáticas adversas, como a irregularidade das chuvas e secas periódicas, também impactam a produtividade, exigindo investimentos em tecnologias de manejo de água. “As iniciativas de construção de novos frigoríficos estão em andamento, e a diversificação da produção, incluindo suínos e aves, demonstra oportunidades de crescimento. Este tema será amplamente debatido durante o Pré-Encorte, através de palestras sobre estratégias reprodutivas para produção eficiente de bezerros, ministrada por Felipe Costa, médico veterinário e sócio-fundador da FertVet”, antecipa.
Ainda durante o evento haverá uma palestra que discutirá a importância do reprodutor adequado para a eficiência do rebanho, ministrada por Vinícius Sobral, médico veterinário da VS Assessoria Genética; seguida da palestra sobre contribuições da raça Brangus para o melhoramento genético no Nordeste, apresentada por Antonio Emanoel, inspetor técnico da raça Brangus; e diagnóstico empresarial e planejamento estratégico, com cases de fazendas em Sergipe, discutidos por Vanuzia Amorim, zootecnista e consultora da Start Agronegócio.
Com expectativa de reunir cerca de 300 produtores, técnicos e empresários, durante a ExpoRingo, o Pré-Encorte funcionará como um espaço estratégico para geração de negócios e fortalecimento da pecuária regional.
Para saber mais, acesse o site exporingo.com.br ou @exporingooficial no Instagram.