Iniciou nesta quinta-feira (01) a 37ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão, após dois anos de pausa decorrente da pandemia. Quem teve a oportunidade de vir ao Centro Histórico da Cidade Mãe de Sergipe, mais especificamente à Praça São Francisco, desfrutou da vasta programação que movimentou o Palco Gal Costa e viu de perto a efervescência dos diversos segmentos artísticos através dos espetáculos de música, teatro e dança.
O primeiro dia do evento superou as expectativas do público, que não hesitou em prestigiar esta edição histórica, apesar da previsão de chuva, afinal, são 50 anos de História do FASC. Um acontecimento que tem por objetivo fomentar a cultura e a arte, além de dar visibilidade aos artistas locais e regionais. A primeira atração musical foi a banda Afoxé di Preto e em seguida o público acompanhou a Companhia de Teatro Voz da Vida, com a performance “O tronco oculto”.
Outra atração que marcou presença no palco Gal Costa foi a companhia de dança Espaço Formas, que existe há 25 anos em São Cristóvão e trouxe ao público o espetáculo “Poemas do Sertão”. Guilherme Gonçalves, coreógrafo e idealizador da companhia, é veterano dos palcos do festival e para ele, “desde o retorno do FASC, em 2017, o evento tem sido muito mais do que um encontro de vertentes artísticas, pois o que vejo é a autoestima do povo sancristovense cada vez mais fortalecida”, frisou.
No decorrer da noite o Palco Gal Costa recebeu a musicalidade da banda Samba das Pretas e quem encerrou foi a dupla Chiko Queiroga e Antônio Rogério. Para Lívia Aquino, vocalista da banda Samba das Pretas, o FASC tem um papel grandioso para a cultura sergipana, pois valoriza os artistas locais. “Nós trouxemos a força de quatro mulheres pretas, artistas do estado, com um show que passeia por diversos gêneros, com músicas autorais para que o público do FASC, que é amplo e diverso, possa prestigiar. O que este festival nos proporciona fortalece a nossa arte e nos enche de expectativa para que o evento tenha vida longa”.
Samba das Pretas/ Foto: Ascom Prefeitura de São Cristóvão
FONTE: ASCOM PREFEITURA DE SÃO CRISTÓVÃO