O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alcançou mais um marco histórico para a saúde pública sergipana. Nesta quarta-feira, 10, foi inaugurado o Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) Governador Marcelo Déda Chagas, um antigo sonho dos sergipanos. Pacientes oncológicos e representantes de instituições voluntárias que prestam assistência a pessoas com câncer prestigiaram a solenidade de inauguração e comemoraram a chegada da nova unidade.

A assistente social Adriana Hora, 46 anos, está em fase de remissão de um câncer no intestino. Moradora de Muribeca, Adriana se deslocou do seu município até a capital sergipana, especialmente para presenciar a inauguração do hospital. “É uma emoção muito grande estar aqui. Quando descobrimos o câncer e não temos plano de saúde, já nos preocupamos com o tratamento, então esse hospital é uma conquista para quem passa por essa doença”, afirmou.

Já para a aposentada Edilma Santos, 55, que faz tratamento quimioterápico desde 2017, a entrega do Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) é a concretização de um sonho coletivo. Emocionada, Edilma discursou na solenidade de inauguração e descreveu o sentimento de estar presente neste momento histórico: “Estou me segurando para não chorar. Este hospital é um sonho maravilhoso. Ele nos traz esperança, aconchego, tudo o que um paciente oncológico precisa. Meu coração está palpitando porque hoje é um dia muito importante”.

Além de pacientes oncológicos, representantes de instituições voluntárias que prestam assistência a pessoas em tratamento do câncer também participaram da inauguração. A idealizadora e presidente da Associação Resiliência Sergipe, Aretusa de Oliveira, 53, destacou a emoção de ver a nova unidade hospitalar que cuidará dos pacientes oncológicos sergipanos. “Eu tive câncer duas vezes. Só de mama foram 10 cirurgias, e eu estou viva, mas muitas pessoas não tiveram essa oportunidade. Então, hoje, eu estou emocionada de estar participando disso aqui. Este hospital irá agregar muito no atendimento, acolhimento e socorro de diversos homens, mulheres e crianças. É uma benção na vida dos pacientes oncológicos”, ressaltou.

A paciente oncológica e representante da Associação Mulheres de Peito, Daniele Feitoza, 43, também comemorou a chegada do hospital. “Estou muito emocionada. Olhei cada cantinho do hospital e chorei porque eu não acreditava que esse sonho sairia do papel. Estou muito feliz porque essa unidade será essencial para toda a população sergipana”, enfatizou.

Estrutura moderna

O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou a importância da unidade para a população. “Hoje, entregamos a Sergipe um equipamento moderno e preparado para transformar a realidade do atendimento oncológico no nosso estado. O Hospital do Câncer representa um avanço histórico na saúde pública, garantindo conforto e assistência humanizada aos pacientes. Esse é um investimento que salva vidas e reafirma o compromisso do Governo do Estado com o cuidado integral da população”, destacou.

O HCS chega para fortalecer a Rede de Atenção Oncológica em Sergipe, garantindo um atendimento completo, célere, humanizado e em tempo oportuno. A unidade conta com uma estrutura ampla e moderna, composta por 230 leitos. Destes, um total de 135 leitos são para internação hospitalar, distribuídos em 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 leitos de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.

O hospital também terá 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento), com leitos de estabilização e de observação adultos e pediátricos, e 75 leitos dedicados ao setor de quimioterapia, sendo 60 para adultos, 14 pediátricos e um de isolamento.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Entidades condenam, em audiência no Senado, cerceamento a jornalistas

    A ação violenta de policiais legislativos contra jornalistas e o [...]

  • MPT-SE participa de ato simbólico em celebração aos três anos do CRAI Sergipe

    Centro de Referência no Atendimento Infantojuvenil (CRAI) em Sergipe promoveu [...]

  • Pacientes oncológicos e instituições de apoio celebram inauguração do Hospital do Câncer de Sergipe

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Com Selo Diamante, Aracaju se torna a primeira do Nordeste e a quarta do Brasil em transparência

    A Prefeitura de Aracaju recebeu, na manhã desta quarta-feira, 10, [...]

  • “Quando a boa política se une, a obra nasce”, diz Fábio Mitidieri ao inaugurar Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda

    O Governo de Sergipe inaugurou, nesta quarta-feira, 10, o Hospital [...]