Um projeto de lei que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos novos para pessoas com diagnóstico de câncer está em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL 200/25 tem o objetivo de auxiliar pacientes que enfrentam altos custos durante o tratamento da doença.

Segundo a autora do projeto, a deputada Luísa Canziani (PSD-PR), a iniciativa ajuda a amenizar o impacto financeiro que pacientes com câncer enfrentam. “Muitas vezes, os tratamentos não são totalmente cobertos por planos de saúde ou pelo sistema público, o que gera uma carga financeira significativa para o paciente e sua família”, justifica a parlamentar.

Alteração de lei

O PL altera a Lei 8.989/95, que já isenta o valor do IPI dos veículos para taxistas, pessoas com deficiência e indivíduos com transtorno do espectro autista. Se o projeto virar lei, a isenção do imposto valerá por cinco anos para pacientes oncológicos.

O texto ainda vai passar por análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania para, então, ir a plenário na Câmara e no Senado Federal.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Candidato ao Senado, Coronel Rocha defende que instituições precisam ser questionadas e critica cenário nacional

    Candidato ao Senado pelo PL, Coronel Rocha criticou o cenário [...]

  • Pr. Zé Carlos destaca debate sobre o “PL da Misoginia” e defende análise responsável da proposta

    O candidato a deputado estadual pelo Podemos, Pr. Zé Carlos [...]

  • Ricardo Marques vira o fiel da balança na disputa pelo Governo de Sergipe

    A reta final da eleição para o Governo de Sergipe [...]

  • Alice Caroline apresenta propostas para ampliar atendimento à oncologia infantil em Sergipe

    A candidata a deputada estadual pelo PSD, Alice Caroline, apresenta [...]

  • Fanese e Instituto Fonte das Águas ampliam acesso à assistência jurídica gratuita no bairro Industrial

    A Fanese, por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ), [...]