Um projeto de lei que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos novos para pessoas com diagnóstico de câncer está em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL 200/25 tem o objetivo de auxiliar pacientes que enfrentam altos custos durante o tratamento da doença.

Segundo a autora do projeto, a deputada Luísa Canziani (PSD-PR), a iniciativa ajuda a amenizar o impacto financeiro que pacientes com câncer enfrentam. “Muitas vezes, os tratamentos não são totalmente cobertos por planos de saúde ou pelo sistema público, o que gera uma carga financeira significativa para o paciente e sua família”, justifica a parlamentar.

Alteração de lei

O PL altera a Lei 8.989/95, que já isenta o valor do IPI dos veículos para taxistas, pessoas com deficiência e indivíduos com transtorno do espectro autista. Se o projeto virar lei, a isenção do imposto valerá por cinco anos para pacientes oncológicos.

O texto ainda vai passar por análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania para, então, ir a plenário na Câmara e no Senado Federal.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lucas Paquetá tem lesão na coxa confirmada, sem previsão de retorno

    A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou, nesta terça-feira (30), [...]

  • Vereador Lúcio Flávio aciona Ministério Público contra Marcio Macedo (PT) por suposta propaganda eleitoral antecipada em Aracaju

    O vereador Lúcio Flávio (PL-SE) protocolou representação junto ao Ministério [...]

  • Prefeitura intensifica limpeza de lagoa de retenção no bairro Aruana

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Redes sociais causam polarização e isolamento político em jovens

    Um estudo entre jovens brasileiros com idade de 21 a [...]

  • Governo de Sergipe promove desenvolvimento com obras estruturantes que têm transformado a capital e o interior do estado

    A infraestrutura sergipana passa por um momento histórico, com a [...]