Um projeto de lei que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de veículos novos para pessoas com diagnóstico de câncer está em tramitação na Câmara dos Deputados. O PL 200/25 tem o objetivo de auxiliar pacientes que enfrentam altos custos durante o tratamento da doença.

Segundo a autora do projeto, a deputada Luísa Canziani (PSD-PR), a iniciativa ajuda a amenizar o impacto financeiro que pacientes com câncer enfrentam. “Muitas vezes, os tratamentos não são totalmente cobertos por planos de saúde ou pelo sistema público, o que gera uma carga financeira significativa para o paciente e sua família”, justifica a parlamentar.

Alteração de lei

O PL altera a Lei 8.989/95, que já isenta o valor do IPI dos veículos para taxistas, pessoas com deficiência e indivíduos com transtorno do espectro autista. Se o projeto virar lei, a isenção do imposto valerá por cinco anos para pacientes oncológicos.

O texto ainda vai passar por análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania para, então, ir a plenário na Câmara e no Senado Federal.

Fonte: Brasil 61

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Câmara aprova PL antifacção e endurece penas para crime organizado

    O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou no final da [...]

  • Marcelo Sobral celebra decisão que reconduziu prefeito de Porto da Folha

    Nesta terça-feira (24), o deputado Marcelo Sobral (União Brasil) utilizou [...]

  • Workshop “Oficina Lucrativa” abre oficialmente o PQA 2026 com foco em gestão, atendimento e marketing digital

    A noite da última terça-feira (24) marcou a abertura oficial [...]

  • Rede pública estadual de ensino chega a 100% das escolas conectadas

    A conectividade nas escolas abre portas para infinitas possibilidades de [...]

  • Disputa por vagas da Câmara Federal já movimenta os bastidores dos partidos

    No próximo dia 6 estará aberta, oficialmente, a janela partidária, [...]