Os primeiros pacientes bariátricos do programa Opera Sergipe que foram submetidos ao procedimento de alta complexidade, realizado no dia 22 de março, já retornaram ao ambulatório do Hospital Cirurgia, unidade credenciada, após 13 dias do procedimento, para o acompanhamento contínuo e multidisciplinar.

“É uma fase importante do acompanhamento, durante o qual serão verificados a evolução da perda de peso e o controle das doenças associadas à obesidade, assim como o início da retirada de alguns medicamentos. O cuidado multidisciplinar após a cirurgia contempla atendimento com psicólogo, nutricionista, endocrinologista e que será feito ao longo de um ano para que os pacientes consigam atingir todos os objetivos”, salientou o cirurgião do aparelho digestivo, especialista em bariátrica, Raul Andrade.

A linha de cuidado dos pacientes bariátricos inclui um acolhimento humanizado e multidisciplinar. Após a realização da cirurgia, os pacientes são encaminhados para a rede de cuidados com consultas médicas, exames e atenção nutricional e psicológica.

Pós-operatório
Para muitos pacientes, a realização da cirurgia bariátrica foi um divisor de águas para o retorno da qualidade de vida no seu cotidiano. O paciente Álvaro Luís foi o primeiro paciente bariátrico do Opera Sergipe a realizar a sua cirurgia no dia 22 de março, e de lá para cá, já conseguiu perder 13 quilos.

“O meu pós-cirúrgico tem sido tranquilo sem intercorrências. Estou com disposição, andando e sem sentir dor. É incrível a magnitude do programa, pois com quatro dias de operado, havia perdido seis seis e com 13 dias já consegui eliminar 13 quilos. É um processo que requer muita paciência, e a expectativa é sair da alimentação líquida para a pastosa e voltar às minhas atividades como voltar para a faculdade, ir para igreja e fazer pilates”, expressou Álvaro.

Já a manicure Thamires Santos de Oliveira afirmou que em nove dias de realização da cirurgia, eliminou dez quilos. “Estou bem e feliz, mas não é um processo fácil. Me sinto realizada, visto que esse é o primeiro passo para busca da recuperação da minha saúde e também da minha autoestima, que sempre foi baixa devido ao sobrepeso”, contou.

Acesso ao programa
Para ter acesso ao programa de cirurgias eletivas de média e alta complexidade, o paciente deve fazer o cadastro numa Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em um dos hospitais credenciados. As unidades da primeira fase são o Hospital Regional Amparo de Maria, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Nosso Senhor dos Passos e Hospital e Maternidade Santa Isabel. É importante ressaltar que os 15 tipos de cirurgias da primeira fase continuam sendo realizadas.

Já as cirurgias da fase 2 do programa, que contemplam 19 novos procedimentos de alta complexidade, são realizadas no Hospital de Cirurgia, Hospital do Coração Rede Primavera, Hospital Regional Amparo de Maria e Hospital e Maternidade Santa Isabel.

Após avaliação pelo médico e triagem, o paciente é encaminhado via regulação ao serviço ambulatorial especializado em cirurgia para cada procedimento, iniciando a fase preparatória no hospital credenciado.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Representantes de jornalistas denunciam precarização da categoria

    A data de 7 de abril, Dia dos Jornalistas no [...]

  • Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

    Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra [...]

  • Aliança entre Rogério e Mitidieri vai consolidar palanque de Lula em Sergipe

    O assunto que movimentou as rodas políticas durante todo o [...]

  • EMÍLIA CORRÊA – “Compromisso é tornar o Centro uma região ainda mais atrativa”

    Foco para a região central é investir em turismo, mobilidade [...]

  • EDITORIAL – Sergipanos não se iludem mais com a promessa da duplicação da BR-101

    Essa semana o governador Fábio Mitidieri (PSD) esteve reunido em [...]