O verão é a estação que apresenta mudanças no clima e na temperatura, alterando o modo de vida das pessoas e dos animais. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atua na divulgação constante de informações e orientações dos serviços disponibilizados para a população, neste caso, diante do surgimento de escorpiões nas residências. Esses artrópodes buscam locais escuros e protegidos para sobreviver e se multiplicar.

Somente em 2023, a Saúde de Aracaju notificou 1.196 casos de pessoas que sofreram com a picada do animal peçonhento. Em 2024, até o momento, a pasta contabilizou 109 notificações. No mundo, há diversas espécies do animal, mas na capital sergipana geralmente encontram-se os Tityus stigmurus e Tityus serrulatus, caracterizadas pela cor amarelada. Em Aracaju não há registro de vítimas fatais há cerca de 30 anos.

De acordo com o supervisor de Endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), José Bonfim, algumas recomendações são essenciais para que cada indivíduo possa se proteger e procurar ajuda no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Temos três pilares importantes na orientação de como se proteger contra o escorpião, já que o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação de inseticida. O primeiro deles são as formas de impedir que o escorpião entre na casa das pessoas; ao entrar, que não permaneça; e também evitar a picada do escorpião. Assim, é necessário fechar as entradas que ele mais utiliza para adentrar às casas das pessoas, a exemplo dos ralos, esgotos, caixa de gordura e boca de lobo. São nesses locais que o escorpião encontra sua fonte alimentar, que é a barata”, relata.

Por outro lado, ao encontrar o escorpião dentro da residência, a orientação é ligar para o Centro de Controle de Zoonoses, através do número 3179-3565, para realizar a visita e potencializar os cuidados. Segundo José Bonfim, as equipes do CCZ realizaram 183 visitas a esses chamados em 2023. Neste ano, 15 visitas já foram feitas.

“As pessoas podem entrar em contato com o CCZ para fazermos as orientações pessoalmente de como proceder. Porém, para evitar maiores consequências ao ser picado, o indivíduo receberá atendimento com soro antiescorpiônico nos hospitais municipais Fernando Franco ou Nestor Piva, assim como no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves (HUSE)”, explica José Bonfim.

 

 

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Copa 2026: jogos desta quinta-feira abrem 2ª rodada da fase de grupos

    A Copa do Mundo Fifa 2026 abre nesta quinta-feira (18) [...]

  • Copom reduz taxa Selic para 14,25% ao ano

    O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) [...]

  • Adoçantes: aliados ou vilões? especialista alerta para uso consciente e sem excessos

    Com a crescente busca por alternativas ao açúcar, os adoçantes [...]

  • Alex Melo pede fiscalização contra fogos barulhentos e alerta impactos em idosos, autistas e animais

    O vereador Alex Melo (PRD) utilizou a tribuna da Câmara [...]

  • Neymar volta a treinar com a seleção a 2 dias do jogo contra o Haiti

    O penúltimo treino da seleção brasileira antes do duelo de [...]