Ação ampliará rede de distribuição de água do município em 10 mil metros; de imediato, serão beneficiadas 3,5 mil pessoas
Preocupada em garantir acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente a toda a população sergipana, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) promove a expansão e regularização do sistema de abastecimento do perímetro urbano do município de Canindé de São Francisco, no alto sertão do estado, com o objetivo de levar água encanada a bairros da cidade ainda não inteiramente assistidos pela empresa.
Fruto de um investimento de R$ 873.091,24, a ampliação realizada pela Deso será de cerca de 10 mil metros e, de imediato, vai contemplar 3,5 mil pessoas. “Serão atendidos os bairros da Torre, do Trevo – nas proximidades do matadouro municipal –, Portelinha e a zona de expansão, localizada nas proximidades do Portelinha”, explicou o superintendente de Sistemas Regionais de Água da companhia, Napoleão Gomes Barreto.
Além de expandir a rede de distribuição, a ação também visa regularizar a disponibilidade da água no município. Foi o que explicou o gerente Regional de Produção e Distribuição Sertão, Raulkiony Mota Santana. “A maior parte das áreas contempladas não possuía abastecimento de água operado pela Deso, sendo recorrente a existência de desvios e de irregularidades na rede de abastecimento”, disse.
Melhorias
Dos bairros atendidos, apenas parte do Portelinha e do Trevo contava com sistema de distribuição. “O da Torre tem 275 ligações ativas. Na primeira etapa da operação, serão beneficiadas 2.156 pessoas no Portelinha e na zona de expansão, e na segunda etapa o número vai ser de 7.210 moradores contemplados. No do Trevo, são 75 ligações”, detalhou Raulkiony.
Para Napoleão, a obra é de significativa relevância não apenas por aumentar o sistema de abastecimento de Canindé, mas também por promover melhorias importantes ao fornecimento hídrico à população da cidade. “Essas ações reforçam o compromisso da Deso em proporcionar melhorias e promover a universalização dos serviços de abastecimento de água no estado de Sergipe”, destacou.
ASCOM DESO