O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou nesta terça-feira (21) um balanço parcial da Operação Átria, que tem como objetivo combater crimes contra a mulher em todo o país. Desde o início da operação, há três semanas, 4.255 pessoas foram presas, sendo 3.598 em flagrante. Além disso, foram apreendidas 340 armas brancas, 269 armas de fogo e 6.068 munições. Foram instaurados 20.024 inquéritos policiais, sendo que 17.958 foram concluídos.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também informou que foram apuradas 7.276 denúncias, realizadas 23.963 diligências policiais e atendidas 23.963 vítimas. Foram solicitadas 20.540 medidas protetivas, realizadas 2.034 palestras e 767 retiradas de pertences. O balanço final da Operação Átria será divulgado no dia 28 deste mês.

O secretário Nacional de Segurança Pública, Francisco Tadeu Barbosa de Alencar, afirmou em entrevista coletiva que a violência de gênero é um quadro grave no Brasil, e que no ano passado o país registrou um aumento de 5% no número de feminicídios. “A cada dia, quatro mulheres são mortas e, a cada hora, 26 são agredidas. Esses indicadores nos obrigam a ter uma centralidade no eixo de enfrentamento da violência contra a mulher”, disse o secretário. “O Estado brasileiro está muito longe ainda de uma situação ideal de enfrentamento.”

Para a delegada de Polícia Civil do Espirito Santo, Cláudia Dematté de Freitas Coutinho, a violência contra a mulher é um problema estruturado na sociedade, fruto do machismo. Ela destacou que a maioria dos casos começa com violência verbal e ressaltou a importância de denunciar desde a primeira violência sofrida.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Lançado o quinto volume da coleção “No Colo da Piedade” na Paróquia de Lagarto

    A Paróquia Nossa Senhora da Piedade promoveu, na noite desta [...]

  • Visto para EUA: novas regras estão em vigor a partir desta terça-feira

    As novas regras de solicitação de visto para quem deseja [...]

  • Polícia Militar de Sergipe inicia formação de novos policiais aprovados em concurso

    A Polícia Militar de Sergipe (PMSE) deu um importante passo [...]

  • CPMI do INSS aprova pedido de prisão preventiva de 21 investigados

    Integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto [...]

  • Sergipe avança no Ranking de Competitividade e ocupa 1º lugar no Nordeste no quesito infraestrutura

    Sergipe está em evidência no cenário nacional, celebrando um salto [...]