Organização pede que fabricantes acelerem entrega na região

Os casos e mortes de covid-19 nos Estados Unidos (EUA) caíram 30% na última semana em comparação com a semana anterior, e a maioria dos países sul-americanos registra queda em novos casos, mas serão necessários meses até que as vacinas afetem a taxa de infecções, disse a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A diretora da Opas, Carissa Etienne, fez um apelo aos governos e fabricantes para acelerar a entrega de vacinas na região, onde 1 milhão de pessoas adoeceram e 34 mil morreram nos últimos sete dias.

Até esta semana, 78 milhões de pessoas foram vacinadas nas Américas, a grande maioria na América do Norte, e apenas 13 milhões na América Latina e Caribe, disse ela.

“Isso não é suficiente e não é aceitável”, declarou Etienne, em entrevista coletiva virtual, de Washington.

Para a diretora, um sinal de esperança é oferecido pelo consórcio Covax, liderado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Gavi para fornecer acesso equitativo às vacinas, com centenas de milhares de doses para serem entregues nas próximas semanas aos países que se inscreveram no programa.

A queda nos casos nas Américas foi, em grande parte, impulsionada pela redução de novas infecções nos Estados Unidos, como resultado de medidas de saúde pública mais rígidas, com maior adesão do público e melhor coordenação na vacinação.

Um ano após o início da pandemia, quase 50 milhões de pessoas foram infectadas com o vírus nas Américas, ou o equivalente a quase toda a população da Colômbia, de acordo com a Opas.

“Embora os meios de comunicação estejam relatando grandes quedas nos casos de covid-19, quero enfatizar que certamente não estamos fora de perigo”, afirmou Carissa.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Denúncias de crimes cibernéticos crescem 28% em 2025, mostra Safernet

    As denúncias de crimes cibernéticos voltaram a crescer em todo [...]

  • Boa gestão das contas públicas garante a Governo do Estado nota máxima em avaliação do Tesouro Nacional

    O Governo de Sergipe tem se consolidado nos últimos anos [...]

  • Receita Federal promove ‘Parcela em Dia’ para estimular regularização de dívidas

    A Receita Federal do Brasil (RFB) deu início à ação [...]

  • Dólar cai para o menor valor em 21 meses, e bolsa bate recorde

    Num dia de euforia no mercado financeiro, o dólar caiu [...]

  • Rede pública de educação de Sergipe conquista ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2025

    A rede pública de educação de Sergipe recebeu o selo [...]