
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), inicia nesta sexta-feira, 25, a operação de 15 ônibus elétricos em 10 linhas do transporte coletivo da capital. Os veículos serão operados pelas empresas VRS, Atalaia e Modelo. A etapa de instalação dos carregadores foi finalizada na quinta-feira, 24.
Com essa iniciativa, Aracaju se consolida como cidade pioneira na eletromobilidade no Nordeste, sendo a primeira capital da região a contar com frota própria de ônibus 100% elétricos. Os veículos têm capacidade para até 75 passageiros e operam com emissão zero de dióxido de carbono e de ruídos. Cada ônibus possui autonomia média de 300 quilômetros com uma única recarga, que pode ser ampliada em até 30% graças ao sistema de freios regenerativos. As baterias, de 385 kWh, são recarregadas em até duas horas e meia, garantindo eficiência energética e sustentabilidade ambiental.
Além da tecnologia voltada à redução de impactos ambientais, os ônibus foram projetados para oferecer conforto e acessibilidade aos passageiros. O piso é totalmente baixo, facilitando o embarque e desembarque, inclusive de pessoas com mobilidade reduzida. Os veículos contam ainda com ar-condicionado, tomadas USB e espaços reservados para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.
Confira as linhas em que os ônibus elétricos estão operando atualmente:
001: Augusto Franco – Bugio
004: Santa Maria – Mercado
005: Maracaju – DIA
008: Porto Sul – Bairro Industrial
080: Bugio – Atalaia
200-1: Circular Indústrias e Comércio 1
200-2: Circular Indústrias e Comércio 2
310: Shopping Riomar – Zona Oeste
400-1: Circular Santa Lúcia 01
701: Jardim Atlântico – Mercado
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.