A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), por meio da Diretoria de Meio Ambiente e Expansão (DMAE), está em fase final da obra de expansão da rede de distribuição do município de Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju. O serviço tem como objetivo beneficiar, principalmente, três loteamentos da cidade: Guajará, Vila Ney e Rosa de Maio.
Segundo o diretor de Manutenção e Operação da Deso, Carlos Anderson Pedreira, a intenção da empresa é regularizar a situação dos moradores da localidade.
“Por conta do crescimento desordenado dos loteamentos, o número de ligações clandestinas chegou a quase 80%, fazendo com que houvesse irregularidades na rede. A Deso fez, então, a contratação de uma obra para a instalação de redes oficiais da empresa. Após a conclusão desse processo, os moradores terão um tempo para entrarem em acordo conosco e regularizar a situação”, explicou.
As obras contemplam uma extensão de redes de abastecimento de água de 35.573 metros, e, ao final do serviço, a Deso pretende produzir uma vazão de aproximadamente 860 m³/h de água para os loteamentos. O processo deve ser finalizado em janeiro de 2024.
Reservatório
A empresa está construindo, ainda, um reservatório apoiado com capacidade de dois mil metros cúbicos, que auxiliará cerca de 16 mil habitantes da região. Segundo a Gerência de Obras Especiais (GOB), responsável pela execução da obra, os recursos disponibilizados chegam a aproximadamente R$ 5 milhões.
Fonte, Secom – Estado.