Na última terça-feira (27), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE), Henri Clay Andrade, entregou à Ministra Carmen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o relatório completo no qual aponta as principais mazelas dos presídios em Sergipe.

Segundo o relatório, a superlotação é o principal problema enfrentado, sobretudo nos presídios de São Cristóvão (Copencam) e de Nossa Senhora da Glória (Preslen). Para Henri Clay Andrade, as chances de rebelião, fugas, motins e até mesmo assassinatos nesses presídios são altas. “São presídios que funcionam como bombas-relógio prestes a explodir, com gravíssimas consequências sociais”, enfatiza.

A Ministra, que também é presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), afirmou que a principal causa da superlotação decorre do alto índice de prisões provisórias e que isso pode ser solucionado através da estruturação nas comarcas para realização de audiências de custódia, mutirão integrado com OAB e Defensoria Pública e mudança de concepção jurídica a fim de melhor aplicar as medidas cautelares e as penas alternativas previstas em lei.

O relatório foi desenvolvido pela Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, que realizou visitas em todos os presídios e apurou dados oficiais do sistema. O presidente da comissão, Robson Barros, acompanhou o presidente da OAB/SE no encontro com a Ministra Carmen Lúcia.

 

Servidores de Itabaiana recebem cesta da Semana Santa

Três linhas de ônibus novas começam a circular por Aracaju

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Trabalhadores do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves terão acesso a programa educacional de alfabetização

    Empreendimento do Governo do Estado, o Complexo Viário Senadora Maria [...]

  • Renda domiciliar per capita chega a R$ 2.316 em 2025, diz IBGE

    O rendimento domiciliar per capita para o Brasil, em 2025, ficou em [...]

  • Lacen reforça papel estratégico no diagnóstico da esquistossomose em Sergipe

    Referência estadual em análises laboratoriais, o Laboratório Central de Saúde [...]

  • Prévia da inflação de fevereiro atinge 0,84%, diz IBGE

    A prévia da inflação oficial de fevereiro ficou em 0,84%, o [...]

  • Prefeita Emília recebe comissão do concurso da PGM e reafirma diálogo aberto com aprovados

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, se reuniu na manhã [...]