
Há quase um ano atrás, em nossa coluna do dia 1º de maio de 2020, em meio ao ápice da pandemia, esta nossa edição trazia como título a palavra Luto. Lamentavelmente, mais uma vez, trazemos nesta coluna a mesma triste palavra para registrar tão grandes perdas que tivemos notícias nas últimas semanas. Diversos nomes conhecidos, inclusive nos meios empresariais, tiveram as suas vidas ceifadas e chocaram a sociedade sergipana. O vírus da China não escolhe endereço, sexo, cor, classe social. Neste último fim de semana, por exemplo, pai e filho perderam a batalha contra o vírus e a comoção invadiu as redes sociais e aplicativos de mensagens. Sergipe está aflita e em luto.
Os sergipanos estão tristes pelas vidas e também pelas empresas que estão anunciando os seus fechamentos. Notícias do encerramento das atividades da famosa Coxinharia, do aconchegante Black Café e do conhecido restaurante Côco Sergipe nos deixam reflexivos, pensativos e bastante preocupados. O que nos espera no futuro? Poderia ser com qualquer um de nós. Quando um CNPJ tomba, diversos empregos e sonhos são sepultados juntos.
Nestas horas de dor e tristeza é que também descobrimos o lado bom das pessoas através da solidariedade. Após a informação de que o tradicional Restaurante Português Lusitânia, no Centro Comercial de Aracaju, enfrentava dificuldades, viralizou em Aracaju uma corrente do bem através de encomendas via whatsapp que entupiu a casa de pedidos. O sucesso foi tanto, que o restaurante teve que recusar pedidos. É assim que se faz! Como bem diz o agrupamento empresarial “É de Sergipe”: Ajude a manter o seu estabelecimento favorito aberto! Hoje estamos de luto. E continuamos insistindo: Vidas, sim. Lockdonw, não.
ABRASEL
Uma das entidades mais ativas e combativas nos debates e discussões acerca dos decretos de pandemia é a unidade sergipana da ABRASEL- Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. O seu presidente, o Bruno Dória, tem cumprido à risca o seu papel e a árdua missão de representar uma categoria tão prejudicada. Todos são unânimes: o sistema de vendas delivery não consegue sustentar os custos da estrutura das empresas criadas para vendas presenciais. A perspectiva é muito difícil.
CARTA ABERTA
Quem também tem se mostrado bastante ativo nas discussões sobre os decretos e atividades econômicas é o agrupamento chamado de “É de Sergipe”, que tem como fundador o empresário Lincolin Amazonas. Lincolin, que enfrenta a dor recente de duras perdas familiares, apresentou uma carta aberta dirigida às autoridades do estado, cobrando dos Ministérios Públicos a devida fiscalização dos executivos municipal e estadual. “Não podemos admitir mais fechamento/restrições (lockdown) sem que as autoridades cumpram antes o seu papel sobre
as áreas que verdadeiramente estão contaminando a população sergipana, pois isto é injusto e cruel”, afirma o empresário.
BRASIL200
Integrantes do Brasil200 em Sergipe também têm agido de maneira silenciosa para convencer as autoridades e influenciadores do Comitê Técnico acerca da ineficácia do fechamento de atividades que cumprem os protocolos. O agrupamento, formado em grande parte por empresários e autônomos, não aceita ter mais as suas atividades interrompidas. Que atuem contra os descumpridores de normas e os organizadores de aglomerações clandestinas. Líderes do agrupamento já estão estudando retornar com a campanha solidária “Quarentena sem Fome”, que distribuiu refeições ao longo da pandemia no ano passado.
PREMIADA
A agência Conceito Comunicação Integrada ganhou Ouro no Prêmio Colunistas 2020 – Regional Norte e Nordeste. O material premiado foi a campanha “Trânsito Mata”, criada para o cliente Governo de Sergipe. O prêmio Colunistas é uma iniciativa da Abracomp – Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda, e reúne um júri seleto, de credibilidade e experiência com objetivo de destacar as melhores propagandas do país. A Conceito tem 25 anos de existência, é capitaneada pelo publicitário Manuel Vasconcelos, que também é presidente do SINAPRO- Sindicato das Agências de Propaganda de Sergipe.
DESPEDIDA
Sob forma de uma homenagem nas redes sociais, a PubliMídia comunicou oficialmente ao mercado a notícia do desligamento de sua antiga executiva comercial, a publicitária Jéssica Bispo, que fez parte do time da empresa por cerca de oito anos. Jéssica começou como estagiária na PubliMídia e, com seu talento, honestidade e senso de fidelidade, ascendeu rapidamente na empresa. Normalmente as empresas fazem posts e menções aos profissionais que adentram aos seus quadros. A Publi fez diferente: “Queremos honrar a nossa amada Jéssi, por tudo que ela contribuiu ao longo destes anos. Desejamos votos de muito mais sucesso! Estamos na torcida!” A partir de então, as demandas de ordem comerciais passam a ser geridas através dos canais: e-mail [email protected] , celular: (079) 99100-3654 e pelo integram: @publimidia
HÁ VAGAS
E em toda edição da nossa coluna aparecem novas oportunidades de trabalho. Desta vez a gente anuncia as vagas para Redator e Diretor de Arte na agência Trilha Propaganda. Quer fazer parte do time da agência? Mande seu portfólio para o e-mail: [email protected] e boa sorte!
PARA REFLETIR
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Mateus 6:19-21