O mês de novembro alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais prevalente entre o público masculino. Homens com mais de 50 anos de idade, histórico familiar de câncer de próstata e afro descendentes têm mais chances de desenvolver a doença. Somente no ano passado, foram 16.055 mortes em consequência do câncer de próstata no país, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.

A sintomatologia depende do estágio em que a doença se encontra, podendo variar desde a ausência completa de sintomas até a dificuldade miccional ou perda de peso e dor óssea na doença avançada. Acomete principalmente os homens a partir dos 50 anos de idade, mas pode eventualmente acontecer a partir dos 40 anos.

Dr Luciano Franco, urologista

“Se o homem tiver histórico de câncer de próstata na família, deve procurar um urologista a partir dos 40 ou 45 anos de idade. Caso contrário, ele deve procurar obrigatoriamente o urologista a partir dos 45 a 50 anos. Se for diagnosticada na fase inicial, o tratamento poderá ter chance de cura acima de 90%”, explica o urologista Dr Luciano Franco

A suspeita diagnóstica é feita através do toque retal e da dosagem do PSA. O paciente deverá fazer uma biópsia de próstata para confirmar ou não o câncer. Porém, o médico alerta que o exame PSA não é suficiente para afastar o diagnóstico de câncer de próstata. “Até 20% dos pacientes com câncer de próstata podem apresentar PSA normal, por isso que é importante procurar a avaliação do médico urologista”, comenta.

O tratamento vai depender do estágio da doença, podendo ser feito cirurgia ou radioterapia nas doenças iniciais, até hormonoterapia/quimioterapia nos casos mais avançados. O especialista lembra que o objetivo principal da campanha Novembro Azul é o diagnóstico precoce. “Talvez uma dieta rica em frutas vermelhas, verduras e pobre em colesterol tenha algum benefício na prevenção. O mais importante é ficar atento aos sintomas e realizar a visita ao médico”, acrescenta.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Metade das cidades não tem estrutura para política de combate à fome

    Praticamente metade (49%) das prefeituras do país não tinha, em 2024, [...]

  • Parque da Sementeira se renova com acessibilidade e áreas mais arborizadas

    A revitalização do Parque da Sementeira é um exemplo de [...]

  • Escola de Governo de Sergipe abre inscrições para curso de conciliação e mediação judicial na segunda, 10

    A Escola de Administração Pública e Gestão Governamental de Sergipe, [...]

  • Petrobras pagará dividendos a acionistas em duas parcelas

    O Conselho de Administração da Petrobras aprovou o pagamento de [...]

  • Governo do Estado atua para transformação da conectividade e serviços digitais em Sergipe

    A transformação digital sustentável, inclusiva e democrática é prioridade para [...]