A base de dados “Solicitantes de Pensão Vitalícia por Internação Compulsória” já está disponível no portal Dados Abertos, organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A plataforma virtual reúne informações sobre deferimentos e indeferimentos dos pedidos administrativos da pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase submetidas à internação compulsória e aos filhos e filhas separados de seus pais devido à política de isolamento que vigorou no Brasil por mais de 50 anos.

A nova base de dados, que será atualizada periodicamente, contribui para a implementação de políticas públicas voltadas à indenização e garantia de direitos, além de auxiliar no enfrentamento aos estigmas da doença. Os registros também apoiam iniciativas de assistência social, promovendo a inclusão e o suporte necessário às vítimas e seus familiares.

Concedida pela Lei nº 11.520/2007, a pensão no valor mensal de R$ 2.108,31, reajustado anualmente, é destinada às pessoas com hanseníase que foram submetidas à internação compulsória até 31 de dezembro de 1986. A medida reconhece as graves violações de direitos humanos sofridas por essas pessoas e reforça o compromisso do Estado com a reparação histórica.

Acesse a base de dados

Processo de requisição

De acordo com a Portaria nº 90, de 7 de janeiro de 2025, os interessados em solicitar a pensão especial devem encaminhar documentos pessoais e testemunhais ao MDHC. O Núcleo da Comissão Interministerial de Avaliação (NCIA), vinculado à Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será responsável pela análise dos pedidos, verificação da documentação e solicitação de provas adicionais, quando necessário.

Após reunir toda a documentação e preencher o requerimento, os solicitantes devem enviar o processo para o seguinte endereço:
Esplanada dos Ministérios – Bloco A – 4º andar, Brasília/DF – CEP: 70.054-906
Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

 

 

Fonte:

Agência Gov | Via MDHC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Contribuintes poderão atualizar patrimônio pagando menos imposto

    A partir de 2026, contribuintes de todo o país terão [...]

  • Vereador Alex Melo encerra primeiro ano do mandato comemorando resultados dos trabalhos realizados em 2025

    O vereador Alex Melo (PRD) encerra o ano de 2025 [...]

  • UFS e Seduc lançam guia sobre uso responsável da Inteligência Artificial na educação

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com a [...]

  • FELIZ ANO NOVO!

  • Sergipe termina 2025 com a maior geração de emprego da história do estado

    Sergipe confirma que 2025 foi o ano de recordes históricos [...]