A base de dados “Solicitantes de Pensão Vitalícia por Internação Compulsória” já está disponível no portal Dados Abertos, organizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A plataforma virtual reúne informações sobre deferimentos e indeferimentos dos pedidos administrativos da pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase submetidas à internação compulsória e aos filhos e filhas separados de seus pais devido à política de isolamento que vigorou no Brasil por mais de 50 anos.

A nova base de dados, que será atualizada periodicamente, contribui para a implementação de políticas públicas voltadas à indenização e garantia de direitos, além de auxiliar no enfrentamento aos estigmas da doença. Os registros também apoiam iniciativas de assistência social, promovendo a inclusão e o suporte necessário às vítimas e seus familiares.

Concedida pela Lei nº 11.520/2007, a pensão no valor mensal de R$ 2.108,31, reajustado anualmente, é destinada às pessoas com hanseníase que foram submetidas à internação compulsória até 31 de dezembro de 1986. A medida reconhece as graves violações de direitos humanos sofridas por essas pessoas e reforça o compromisso do Estado com a reparação histórica.

Acesse a base de dados

Processo de requisição

De acordo com a Portaria nº 90, de 7 de janeiro de 2025, os interessados em solicitar a pensão especial devem encaminhar documentos pessoais e testemunhais ao MDHC. O Núcleo da Comissão Interministerial de Avaliação (NCIA), vinculado à Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, será responsável pela análise dos pedidos, verificação da documentação e solicitação de provas adicionais, quando necessário.

Após reunir toda a documentação e preencher o requerimento, os solicitantes devem enviar o processo para o seguinte endereço:
Esplanada dos Ministérios – Bloco A – 4º andar, Brasília/DF – CEP: 70.054-906
Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

 

 

Fonte:

Agência Gov | Via MDHC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeita Emília Corrêa sanciona Lei que moderniza a política de segurança em Aracaju

    Foi sancionado, nesta terça-feira, 2, pela prefeita Emília Corrêa, o [...]

  • Consórcio Nordeste anuncia resultado da Chamada NIB com propostas de R$ 15 bilhões para projetos em Sergipe

    O Governo de Sergipe, representado pela Secretaria Especial de Planejamento, [...]

  • Sem ação do Estado, pobreza e extrema pobreza teriam aumentado, afirma IBGE

    "Sem os benefícios de programas sociais, a proporção de pessoas [...]

  • Elese recepciona ´II Seminário do Instituto de Direito Administrativo de Sergipe´ nesta sexta-feira, 5

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) sediará, nesta sexta-feira (5), [...]

  • A Luz do Natal: cantatas serão realizadas nas sacadas do Palácio-Museu Luiz Antonio Barreto

    Dezembro chegou e, com ele, a programação natalina da Prefeitura [...]