A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no bairro Coroa do Meio, será um novo cartão-postal da capital por ser um ponto que converge mobilidade urbana, esporte, lazer e turismo. Os aspectos urbanísticos e naturais farão do local um ponto peculiar da cidade, às margens do rio Sergipe.
A obra, executada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), está em ritmo intenso. Na fase atual, é realizado o enrocamento, que é a construção da contenção em pedras, e o aterramento do terreno.
O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca a importância da nova via e ressalta que o foco dela “é o lazer, um local para a contemplação e o lazer da população”. “Certamente será um dos locais mais bonitos de Aracaju, compondo um cenário único. Lá teremos praças, locais propícios para a prática esportiva e atividades lúdicas. Sem dúvidas, vai agregar muito ao turismo na nossa cidade”, pontua.
O novo eixo viário terá seu início nas proximidades da cabeceira da ponte Godofredo Diniz e se estenderá até a Orla da Coroa do Meio, contabilizando extensão de aproximadamente 3 km. Nela, serão implantadas rede de drenagem pluvial, terraplenagem, pavimentação em piso de concreto intertravado, ciclovia, meios-fios e passeios em concreto, estacionamento e ampliação da contenção.
Na Via Litorânea serão erguidos espaços de lazer, dispostos em quatro praças, que contarão com quadras poliesportivas, parque infantil com brinquedos variados, academia de ginástica ao ar-livre, pista de patinação, pista de skate, bicicletário e pergolados, além de três decks contemplativos e espaços pet.
A construção da Via Litorânea foi viabilizada por um investimento de R$ 33 milhões, oriundo de recursos de emenda parlamentar de Márcio Macêdo, de quando o atual ministro de Estado exercia o mandato de deputado federal por Sergipe.
Fonte: Agência Aracaju de Notícias