A partir do dia 17 de abril, o município de Aracaju e adjacências contarão com os serviços de uma das mais modernas maternidades do Brasil. Com capacidade para realizar 500 partos por mês, a maternidade municipal Lourdes Nogueira, no bairro 17 de Março, também acolherá a população LGBTQIAPN+ e as mulheres vítimas de violência sexual.

A maternidade feita pela Prefeitura de Aracaju é fruto de um investimento de R$ 18 milhões. Ela ocupa uma área superior a 7,6 mil metros quadrados e conta com: sala de atendimento; sala de admissão; sala de observação; sala de estabilização; 51 leitos obstétricos (alojamento conjunto); sala de cuidados intermediários para gestantes; 10 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin); 10 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru (Ucin); 5 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru (Ucinca); 2 salas de centro obstétrico para cirurgia; 1 sala para esvaziamento uterino (amiu); 8 quartos PPP Centro de Parto Normal (CPN); banco de leite; banco de sangue; cartório; serviço social; central de esterilização de material (cme); unidade de nutrição e dietética lactário; farmácia hospitalar central; e necrotério.

“É uma maternidade de média complexidade que não vem para competir com a Nossa Senhora de Lourdes, que é de alta complexidade. É para somar, para fortalecer a importância do parto normal, com todo o acolhimento e humanização que a mulher merece e precisa, no momento mais sublime da sua vida. Nossa cidade era muito carente de uma unidade como esta, especialmente no que diz respeito ao atendimento daqueles que mais precisam”, disse o prefeito Edvaldo Nogueira.

De acordo com ele, a maternidade municipal Lourdes Nogueira será gerenciada por uma Organização Social. “Se a Prefeitura fosse, sozinha, equipar todo esse espaço, com equipamentos de altíssima qualidade como estamos vendo aqui, demoraria bastante tempo. Com a Organização Social, demos um passo significativo, acelerando o processo e garantindo que a nossa maternidade pudesse iniciar suas atividades o quanto antes, completamente equipada, preservando o real sentido desse projeto, que é ofertar atendimento de qualidade à população. É uma empresa muito experiente, que já atua em outros estados administrando grandes hospitais e temos a tranquilidade de dizer que estamos dando um grande passo, mostrando o nosso olhar para o futuro”, garante Edvaldo.
De acordo com informações da Prefeitura de Aracaju, mais de 300 profissionais já foram contratados pelo Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde, o INTS, que foi vencedor do chamamento público, e esses trabalhadores que vão compor o quadro de funcionários já estão em treinamento para que, no dia 17 sejam realizados os primeiros atendimentos.

Também fazem parte da lista de serviços que serão disponibilizados: atendimento de urgência e emergência obstétrica e neonatal; atendimento de urgência com observação de até 24 horas; consultas com profissionais da atenção especializada; diagnóstico por teste rápido; exames de patologia clínica; exames radiológicos; ultrassonografia obstétrica; ultrassonografia com doppler; eletrocardiograma e tococardiografia ante-parto.

 

Fonte: Agência Aracaju de Notícias

Foto: Arthur D’avilla/PMA

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

    Faltam seis votos; julgamento será retomado na quarta-feira (25) O [...]

  • MEC amplia os Cantinhos da Leitura pelo Brasil

    Até o início de setembro de 2024, o Ministério da Educação (MEC) investiu R$ [...]

  • Medicamentos no SUS: acordo promovido pelo STF deve melhorar acesso

    Um acordo conduzido pelo Supremo Tribunal Federal e firmado entre [...]

  • Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

    Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sistema [...]

  • Justiça mantém inelegibilidade de Jeferson Santana, em Maruim

    A juíza da 14ª Zona Eleitoral, Andréa Caldas de Souza [...]