A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) anunciou, na última sexta-feira, 6, a contratação emergencial da empresa Ramac Empreendimentos Ltda para execução dos serviços de limpeza pública na capital sergipana. A medida ocorre após a rescisão unilateral do contrato com a empresa Renova Ambiental, motivada pela reiterada má prestação dos serviços e descumprimento de obrigações contratuais, mesmo após diversas notificações emitidas pela administração municipal.

Com o novo contrato, a Emsurb visa reestabelecer a regularidade dos serviços e ampliar a capacidade operacional da coleta de resíduos sólidos e limpeza urbana. A partir da operação com a Ramac, com início para esta terça-feira, 10, cerca de 1.000 agentes estão sendo mobilizados, com a maioria sendo reaproveitado da antiga empresa, e a frota de caminhões compactadores foi ampliada para garantir mais celeridade nas atividades de coleta domiciliar.

A nova estrutura de limpeza pública passa a contar com 29 caminhões compactadores em rota, 57 equipes de limpeza geral – número que anteriormente era de 47 – e 30 equipes de roçagem mecanizada, um expressivo aumento em relação às 18 anteriormente disponíveis. A expectativa é que essa expansão permita a regularização das atividades que sofreram impactos nos últimos dias devido à breve paralisação dos serviços.

De acordo com o presidente da Emsurb, Hugo Esoj, a transição para a nova empresa ocorre de maneira tranquila e com atenção redobrada aos trabalhadores. “Além da manutenção na qualidade dos serviços à população, uma outra preocupação da gestão é com os trabalhadores. Por isso, estamos acompanhando também o processo de contratação dos funcionários que atuavam na Renova pela empresa Ramac”, destacou o presidente.

O diretor da Ramac, Alexandre Sá, afirmou que o processo de admissão dos trabalhadores foi iniciado no fim de semana, juntamente com uma força-tarefa para regularizar a coleta de resíduos o quanto antes. “Estamos aumentando o quantitativo de caminhões, inclusive além do exigido contratualmente, e oferecendo todo o suporte necessário para deixar o serviço em dia”, garantiu Sá.

Já o gerente de Engenharia da Emsurb, Carlisson Sampaio, explicou que a transição envolve não apenas a equipe operacional, mas também o planejamento técnico para que a coleta domiciliar atinja 100% das ruas da capital. “Estamos atentos a todos os detalhes logísticos, incluindo o reforço na quantidade de agentes e veículos, para acompanhar o crescimento urbano de Aracaju e atender plenamente à demanda de limpeza”, afirmou.

O gerente explicou ainda que o novo contrato contempla, também, a instalação de 430  PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) que irão otimizar a coleta dos resíduos recicláveis em pontos estratégicos da cidade.

Acompanhando a movimentação inicial da Ramac, o presidente do Sindicato dos Empregados de Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindelimp), Anderson Vidal da Silva, manifestou sua satisfação em relação ao reaproveitamento da mão de obra.

“Nós enquanto defensores dos direitos dos trabalhadores, estamos observando a disponibilidade dos EPIs e também de outros fatores que contribuem para o bem-estar dos funcionários, a exemplo do fornecimento de água, e até mesmo alimentação. Por isso, estamos confiantes que muitos problemas enfrentados pelos garis sejam sanados”, afirmou o sindicalista.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe registra recorde histórico de passageiros no aeroporto de Aracaju no mês de maio

    O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou, mais [...]

  • AmpliAR: Governo oferece 19 aeroportos regionais à iniciativa privada com previsão de R$ 1,35 bilhão em investimentos

    As concessionárias que já possuem contrato com a União para [...]

  • Prefeitura de Aracaju institui Programa PODE para facilitar regularização de débitos municipais

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa comemorou a aprovação do [...]

  • Seasic fortalece integração entre pastas do governo para ações inclusivas em prol das pessoas com deficiência

    Com o objetivo de ampliar as ações e promover maior [...]

  • Governador Fábio Mitidieri entrega reestruturação do Serviço Estadual de Ginecologia no Caism

    O governador Fábio Mitidieri entregou, nesta sexta-feira, 13, a ampliação [...]