Segundo o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, a produção e divulgação de notícias falsas (“fake news”) podem colocar em risco as eleições deste ano a ponto de resultarem na anulação de algum pleito, caso tenham influenciado significativamente o resultado final. A afirmação foi feita na manhã desta quarta-feira (20), durante o seminário Impactos Sociais, Políticos e Econômicos das Fake News, em Brasília.

“Estamos chegando às eleições, com voto livre, inclusive da desinformação. As fake news poluem o ambiente democrático, com o candidato revelando sua ira contra o outro, em vez de suas próprias qualidades”, disse Fux. Ainda segundo o ministro, há inclusive a “possibilidade de anulação do pleito, se o resultado das eleições forem fruto dessas notícias falsas”.

Durante o seminário, o ministro informou que um documento foi elaborado, em conjunto com entidades ligadas a marqueteiros, para que haja uma colaboração conjunta para evitar as chamadas fake news. “No combate às fake news, precisamos de mais certeza e de mais imprensa”, comentou Fux.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe realiza 1º Mutirão de Empregabilidade Social em Aracaju

    Nesta terça-feira, 19, o Governo de Sergipe, por meio da [...]

  • SMTT de Aracaju registra 63 acidentes e mais de 100 ocorrências relacionadas a estacionamento irregular na última semana

    A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju [...]

  • Competições esportivas atraídas pelo Governo de Sergipe impulsionam economia e turismo no estado

    O estado de Sergipe tem sido palco de grandes eventos [...]

  • “Tardezinha do Jobim” vai agitar Aracaju no dia 30 de agosto

    A capital sergipana se prepara para receber mais uma grande [...]

  • STF confirma direito de recusar transfusão de sangue por religião

    O Supremo Tribuna Federal (STF) formou maioria para reafirmar o [...]