Instituição cumprirá a determinação do MEC/CGGG da forma mais célere possível, visando a agilidade na apreciação das listas tríplices

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) informa à comunidade acadêmica e à sociedade sergipana que, em relação à eleição para reitor e vice-reitor da instituição (quadriênio 2025-2029), o Ministério da Educação (MEC), por meio de sua Coordenação-Geral de Gestão e Governança (CGGG), determinou a devolução do processo anteriormente encaminhado para a realização de um novo procedimento eleitoral no Colégio Eleitoral Especial para a composição da lista tríplice, preservando-se a consulta realizada junto à comunidade acadêmica.

De acordo com as diretrizes estabelecidas pelo MEC, o novo procedimento deverá observar os seguintes pontos:

1. A lista tríplice deve ser organizada a partir de votação do colegiado máximo da Universidade, ou de outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para esse fim;
2. A consulta à comunidade acadêmica não terá caráter vinculante;
3. A eleição deve ocorrer de forma uninominal, ou seja, os candidatos concorrerão individualmente para cada cargo.

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) destaca que, apesar do parecer jurídico da Procuradoria Federal junto à UFS atestar a legalidade do procedimento adotado pela instituição, cumprirá a determinação do MEC/CGGG da forma mais célere possível, visando a agilidade na apreciação das listas tríplices para reitor e vice-reitor pela Presidência da República.

Para mais detalhes, acesse o Ofício nº 62/2025 abaixo.

Gabinete do Reitor

Universidade Federal de Sergipe
São Cristóvão, 20 de fevereiro de 2025

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • TBT WS chega a Aracaju com Wesley Safadão e grandes nomes do forró

    A Folia Entretenimento segue fortalecendo seu calendário de grandes eventos [...]

  • Governo de Sergipe reforça alerta para vacinação e atualização da caderneta em todas as fases da vida

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Petrobras reduz em 7,8%, na média, preço do gás natural para distribuidoras

    A Petrobras informa que em 01/02/26 , conforme os contratos acordados pela companhia [...]

  • Polícia Municipal reforça segurança no clássico Sergipe x Confiança pelo Campeonato Sergipano

    A Polícia Municipal de Aracaju (PMu), órgão vinculado à Secretaria [...]

  • Verão Europeu movimenta turistas sergipanos em busca de experiências internacionais

    O planejamento turístico dos sergipanos que querem aproveitar o famoso [...]