O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca na noite desta segunda-feira (19) para a Europa, onde terá uma série de compromissos e reuniões bilaterais na Itália, no Vaticano e na França. Em Paris, capital francesa, o presidente é considerado um dos principais convidados da Cúpula para um Novo Pacto Global de Financiamento, evento organizado pelo presidente do país Europeu, Emmanuel Macron. Anunciado ainda em novembro de 2022, durante a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 27), no Egito, o encontro em Paris reunirá dezenas de chefes de estado e ministros do primeiro escalão de governos como China e Estados Unidos. A ideia do presidente francês é “fazer um balanço de todos os meios e formas de aumentar solidariedade financeira com o Sul”. E é neste ponto que se insere a proposta, que será defendida pelo Brasil, de ampliar os mecanismos de cooperação para além do combate às questões climáticas.

“A questão principal, em termos de posição brasileira, é você, nas diversas iniciativas, levar em conta questões de desenvolvimento sustentável como um todo. Tem que ver as questões de maneira mais holística e interdependentes. Não adianta só fazer ações para clima se não combater a pobreza e a fome, por exemplo, ou se não der condições de saúde. Esse é o ponto que, em todas as negociações, estará sobre a mesa”, afirmou o embaixador Philip Fox-Drummond Gough, diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços do Ministério das Relações Exteriores, durante coletiva de imprensa para detalhar aspectos da viagem presidencial.

Mais cedo, nesta segunda, o próprio Lula afirmou que a preservação da Amazônia passa pelo cuidado com os moradores pobres que moram na região. A declaração foi feita no programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelaEmpresa Brasil de Comunicação (EBC), ao lado do jornalista Marcos Uchôa.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Ricardo Stuckert/PR

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe oferta 320 vagas em novos cursos de qualificação profissional para construção civil

    O Governo de Sergipe, por meio das Secretarias de Estado [...]

  • Governo abre diálogo para que Brasil não sofra impactos da crise dos semicondutores

    O presidente em exercício e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio [...]

  • Rio amanhece em estágio de normalidade após dia de caos

    A cidade do Rio de Janeiro amanheceu em situação de [...]

  • Famílias são “massacradas” por facções e setores condenam a ação policial

    É surreal! O Brasil inteiro ficou estarrecido com todo o [...]

  • MPF recomenda que HU de Lagarto assegure direito de acompanhantes a pacientes idosos e vulneráveis

    O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação ao Hospital Universitário [...]