O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado no Diário Oficial da União.

Estão incluídos procedimentos de:

  • Reconstrução
  • Próteses
  • Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.

O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.

Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.

A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.

O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.

“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.

 

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governador discute dragagem e reativação do Estaleiro Sergipe em reunião com Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, na manhã desta [...]

  • GACC realiza Bazar Solidário para angariar recursos em Lagarto

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe [...]

  • Valor Imobiliária consolida liderança no segmento de imóveis comerciais para locação

    Com 22 anos de atuação no mercado, a Valor é [...]

  • Jornada 6×1: PEC que reduz jornada de trabalho para 4 dias divide opiniões entre empresários e especialistas

    A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que pretende alterar a [...]

  • Ministério da Saúde seleciona experiências exitosas na prevenção da tuberculose

    O Ministério da Saúde vai abrir uma chamada pública para [...]