Itamaraty acompanha situação de brasileiros após explosão

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) emitiu nota oficial nesta terça-feira (4) em que manifesta solidariedade ao povo e ao governo do Líbano após uma grande explosão ter ocorrido na região portuária de Beirute, capital do país, que fica no Oriente Médio, à beira do Mar Mediterrâneo. Autoridades locais apontam mais de 50 mortos e milhares de feridos, mas esse número deve crescer nas próximas horas. 

De acordo com o Itamaraty, “não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos”. A pasta acompanha a situação por meio da embaixada brasileira no país, cuja sede fica a cerca de 8 quilômetros da zona onde ocorreu a explosão. Também foram disponibilizados números de telefone e e-mail para contato com a assistência consular no país e também em Brasília. 

Confira a íntegra da nota do governo brasileiro:

“O governo brasileiro solidariza-se com o povo e o governo do Líbano pelas vítimas fatais e pelos feridos atingidos pelas graves explosões que tiveram lugar hoje no porto de Beirute.

O Ministério das Relações Exteriores acompanha com atenção os acontecimentos na cidade e está pronto para prestar a assistência consular cabível. Não há, até o momento, notícia de cidadãos brasileiros mortos ou gravemente feridos.

O Itamaraty seguirá acompanhando a situação por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, em coordenação com a Divisão de Assistência Consular (DAC) em Brasília.

O telefone de plantão consular da Embaixada do Brasil em Beirute está disponível para informações sobre a situação dos brasileiros no Líbano pelo número +961 70108374. O núcleo de assistência a brasileiros do MRE em Brasília também está à disposição para informações, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, pelos telefones +55 61 2030 8820/6756/6753 e pelo e-mail dac@itamaraty.gov.br. Nos demais horários, poderá ser contatado o telefone do plantão consular da Secretaria de Assuntos de Soberania Nacional e Cidadania do Itamaraty pelo número +55 61 98197-2284.”

Edição: Aline Leal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Busca ativa a dependentes químicos pelo interior do Estado consolida trabalho terapêutico do Batalhão da Restauração

    Dessa vez jovem morando nas ruas de Nossa Senhora da [...]

  • Diretora-geral da FABAMED parabeniza Aracaju pelos seus 171 anos

    Neste aniversário de 171 anos de Aracaju, quero expressar minha [...]

  • Crediamigo registra expansão de 85% em pontos de atendimento em Sergipe

    O Banco do Nordeste (BNB) registra ampliação do atendimento do [...]

  • Páscoa 2026 une sofisticação e tradição na decoração de interiores

    O mercado brasileiro de decoração projeta um cenário de forte [...]

  • Lucas Passos é atração do Festival de Gelados ‘Açaí do Chico’ em prol do Externato São Francisco em Aracaju

    O cantor Lucas Passos é a atração da segunda edição [...]